No início da manhã desta sexta-feira (08/01), moradores dos bairros Eucisa e Retiro das Rosas realizaram um protesto na rua Luiz Bertolete, em frente ao loteamento Campo Belo. Cerca de 40 pessoas estavam no local solicitando que a empresa Cidade das Rosas, responsável pela linha Monte Mário, retornasse com a rota do ônibus que parou de passar na região do Eucisa e Retiro das Rosas desde o último dia 14/12.
De acordo com os moradores, nem mesmo um aviso prévio por parte da empresa aconteceu, através de cartazes ou divulgação em veículos de comunicação. “O motorista e o cobrador, no último dia (11/12), simplesmete avisaram aos passageiros dentro do ônibus, que não iriam mais passar na região.”, afirmou um dos moradores.
Ainda segundo os moradores, as linhas Santa Tereza, Valentim Prenassi e Eucisa, que passam no local, não atendem à população da região. De acordo com alguns moradores ouvidos pela Folha de Barbacena (FB), as linhas Eucisa e Valentim Prenassi não passam pela região dos bairros Belvedere, Santa Tereza e Boa Morte, nem nas proximidades da Colônia Rodrigo Silva, dessa forma, muitos trabalhadores que atuam nestes locais se encontraram sem um meio de transporte público para se deslocarem. Já sobre a linha Santa Tereza, os moradores disseram que os horários são poucos, e que o ônibus só passa na localidade de uma em uma hora, mesmo assim, apenas duas vezes na parte da manhã entre 06h às 08h; duas vezes na parte da tarde, entre 12h e 14h; e duas vezes na parte da noite, entre 17h e 20h, e ainda sim, não passa em alguns trechos que são cumpridos pela linha Monte Mário.
Os moradores que realizavam o protesto ainda afirmaram que entraram em contato com a empresa, que informou que as linhas de ônibus disponíveis eram suficientes. Ainda segundo os moradores, um dos prováveis motivos para o encerramento do trajeto se dá pelas péssimas condições da rua da Gardênias, no bairro Retiro das Rosas, que há anos vem apesentando problemas e, principalmente no período das chuvas, praticamente se torna intransitável.
Um abaixo-assinado foi entregue a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Setram), na última segunda-feira (04/01), no entanto, os moradores disseram a FB que a pasta solicitou um período de 15 dias para realizar a análise da situação. A FB entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e aguarda um posicionamento do órgão responsável.
Até o fechamento desta matéria (07h33) a FB não conseguiu entrar em contato com a empresa Cidade das Rosas.
Os moradores, além de pararem um ônibus da empresa, prometeram ficar no local até que um representante compareça à região e apresente soluções.
Fotos: Thiago Rossi.