O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu ontem (20/01), após uma análise em que foi constatado o aumento na taxa de incidência do novo coronavírus nas cidades, pela manutenção de dez das 14 macrorregiões na Onda Vermelha do plano Minas Consciente. Entre essas regiões, está a Região Centro-Sul, onde Barbacena está localizada.
Dados atualizados sobre a situação do município divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde confirmaram um novo óbito, totalizando 52 mortes desde o início da pandemia. Nas últimas 24h foram confirmados 21 novos casos, sendo esses agora 2883. O número de casos recuperados, no entanto, é 2631. Oito são os óbitos suspeitos.
Quanto à ocupação dos leitos destinados para pacientes diagnosticados com a doença nos hospitais de Barbacena, 31 casos foram confirmados em leitos clínicos, havendo 16 internações suspeitas, 22 leitos da Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) ocupados e apenas oito leitos disponíveis.
Com a chegada do primeiro lote da vacina para o município, 3.820 pessoas serão vacinadas inicialmente, sendo a campanha de vacinação iniciada pelo grupo prioritário. As primeiras doses já começaram a ser aplicadas no dia de ontem.
Além da região Centro-Sul, mantém-se na Onda Vermelha as regiões Oeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Sul, em que é permitido o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais. São esses:
- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Restaurantes e bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores;
- Além de qualquer atividade que possa ser feita a distância, por delivery ou sem a entrada dos consumidores nos estabelecimentos.