Cemig moderniza iluminação de escolas públicas no Centro-Oeste de Minas

Escolas de Igaratinga, Conceição do Pará, Onça do Pitangui e Leandro Ferreira estão sendo beneficiadas

Escolas de quatro municípios do Centro-Oeste de Minas estão recebendo sistema de iluminação com tecnologia LED em substituição a sistemas de maior consumo energético que estavam em uso. A iniciativa da Cemig, por meio do Programa de Eficiência Energética , tem o objetivo de levar iluminação de qualidade aos alunos e profissionais da educação da rede estadual pública, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos.

Em janeiro deste ano, seis escolas de Igaratinga, Conceição do Pará, Onça do Pitangui e Leandro Ferreira estão sendo beneficiadas pelo programa que já atendeu dezenas de escolas da região. A modernização da iluminação é uma iniciativa que deve alcançar todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig em um período de cinco anos.

Segundo Neander Geraldo Resende Lima, analista de Eficiência Energética da Cemig, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Percebemos que muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores e lâmpadas. Com a substituição pelo novo sistema de iluminação, eliminamos essa necessidade”, explica o analista.

Alinhada ao objetivo de reduzir impactos ambientais, a iniciativa também compreende a reciclagem das lâmpadas ineficientes que são retiradas. Além disso, segundo Neander Lima, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e proporcionar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da educação.

Programa de Eficiência Energética e educação

Os investimentos da Cemig nas escolas devem alcançar, entre o quinquênio 2018-2022, mais de R$ 43,4 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig, um total de 3.398.
O Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

‘Bloqueados’ do FPM: 3 municípios de MG impedidos de receber recursos do fundo há mais de 1 mês

Censo Demográfico: 8,1% da população do país vive em favelas e comunidades urbanas no Brasil

‘Bloqueados’ do FPM: 13 municípios estão impedidos de receber recursos do fundo há mais de um mês