Corpo de Bombeiros registra aumento em ocorrências de resgates de animais em 2020

Foi realizado pelo Corpo de Bombeiros o balanço do ano de 2020, que apontou um aumento considerável no número de atendimentos de ocorrências envolvendo animais em risco ou mesmo em perigo, bem como animais domésticos na mesma situação.

Ao todo, em Minas Gerais foram registradas 9882 ocorrências de salvamento de animais em risco ou em perigo, também se enquadrando os casos de animais que corriam risco de vida, como as aves.

Para o caso de animais silvestres perigosos ou agressivos como cobras, lagartos, ouriços, raposas, e até mesmo onças pardas, além de outros répteis que muitas vezes correm riscos de vida ou ameaçam a população na área urbana, foram 8421 ocorrências. Quanto a captura de cães perigosos e outros animais domésticos, foram 4800 ocorrências.

A comandante de uma das equipes de bombeiros de Barbacena, Tenente Maria de Fátima declarou: “Estas ocorrências estão se tornando rotineiras. Como foi registrado nos últimos dias, onde foi capturado um furão em uma residência no bairro Boa Morte; na segunda-feira uma cobra coral foi capturada no interior de um apartamento no bairro Belvedere; bem como também foi registrado a captura de uma jararaca no interior de uma residência no bairro São José”.

Segundo a oficial, os animais estão deixando seus habitats que estão sendo destruídos e muitas vezes se alojando no interior das casas ou fugindo de seus predadores naturais. O desequilíbrio pode estar sendo causado pelos diversos incêndios e desmatamentos.

Outra situação também são os animais domésticos como cães, gatos e equinos em situação de risco.

“Ontem na avenida JK em Congonhas um gato estava três dias agonizando no interior de um bueiro sem conseguir sair. O animal estava  bastante debilitado,  foi socorrido  e encaminhado à uma clínica veterinária; Já  em Alfredo Vasconcelos um cão estava a cerca de três dias  preso no interior de um buraco. É preciso que a população tome consciência ecológica e nos auxilie nesta importante missão de salvar e proteger os animais, livrando os de todo e qualquer perigo!”, declarou.

Foto: Corpo de Bombeiros

Related posts

Polícia Militar prende suspeitos de furto de ferramentas em Igreja de Barbacena

Jovem suspeito de tráfico de drogas é preso pela Polícia Militar no Bairro São Francisco

Oito suspeitos de tráfico de drogas são presos no Bairro Caiçaras em Barbacena