MINUTO UNICEF: Como manter a escola aberta, em segurança?

A pandemia está em um momento crítico em diversas regiões do Brasil. Chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra, explica como é importante envolver a comunidade, como um todo, para que seja possível manter as escolas abertas, em segurança.

A pandemia está em um momento crítico em muitas regiões do País. Em uma situação de emergência, milhares de crianças, adolescentes e famílias só têm a escola para contar. Por isso, é importante priorizá-las e mantê-las abertas o maior tempo possível, tomando todas as medidas de segurança.

O UNICEF foi atrás de pesquisas que têm sido desenvolvidas. O que os estudos mostram é que, se as escolas estiverem abertas seguindo os protocolos de prevenção e controle da Covid-19, elas não impactam a situação na pandemia. Para isso, é fundamental envolver a todos. Quem detalha é Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

“O primeiro passo é entender a condição da pandemia nas proximidades daquela escola. É fundamental também seguir todos os protocolos de prevenção da Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social – tanto dentro da escola, quanto fora dela. E obviamente, é imprescindível envolver professores e demais profissionais da educação, estudantes, seus familiares e a comunidade escolar como um todo, no processo de construção das condições para reabertura segura das escolas.”

O fechamento das escolas deve ser sempre a última opção. Caso elas tenham que ser fechadas, devem ser as primeiras a reabrir assim que a situação epidemiológica permitir.

Nessa volta às aulas, cada um faz a sua parte. Use máscara, lave sempre as mãos, mantenha a distância e siga as orientações da escola.

Saiba mais em unicef.org.br.

GIRO DE NOTÍCIAS / Brasil 61 / Agência do Rádio

Related posts

Basílica de São José Operário transmite hoje a Santa Missa e Novena Perpétua

Plantio do Bosque do Amanhã Mobiliza Alunos da Rede Municipal de Ensino

Dia da Consciência Negra: qual a importância de celebrar a data?