Antônio Carlos terá novas eleições para prefeito e vice

O resultado das eleições de 2020 na cidade de Antônio Carlos foi suspenso em Antônio Carlos após a prefeita eleita, Araci Cristina (PDT), ter prestação de contas rejeitadas em mandatos anteriores. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocou novas eleições e também definirá o novo calendário.

Eleita com 45,41%, a candidata teve seu registro negado após a rejeição de contas em três exercícios financeiros, sendo essas dos anos de 2005, 2006 e 2012. Na época, ela era Prefeita e abriu três créditos suplementares para a área da saúde.

De acordo com Araci Cristina, ela só ficou sabendo sobre o processo após deixar a Prefeitura. O processo foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a defesa da candidata recorreu até a terceira instância. O julgamento do último recurso foi negado.

Segundo o Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, a abertura de créditos suplementares sem os recursos disponíveis e sem a autorização legal configura ato grave e insanável. “Eu nunca vi alguém ser julgada por exemplo onde você ouve que você fez sem ter autorização do legislativo, sendo que a lei existe”, declarou Araci.

No momento, está comandando o executivo da cidade o presidente da câmara, Marcelo Ribeiro (PSDB). Ainda sem data prevista, Antônio Carlos terá uma nova eleição municipal. As regras de campanha e o novo calendário serão publicadas pelo TRE. O cartório eleitoral aguarda a publicação para dar início ao processo que será o mesmo das últimas eleições, respeitando as medidas de proteção impostas em decorrência da COVID-19.

Foto: Reprodução

GIRO DE NOTÍCIAS /  G1

Related posts

CCJC adia votação da admissibilidade da PEC da Segurança Pública

CCJC adia votação da admissibilidade da PEC da Segurança Pública

Câmara vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais federais