Mesmo em tempos de pandemia, a segurança pública não deixa de ser uma preocupação da sociedade. Os órgãos responsáveis por essa área continuam trabalhando incansavelmente para garantir uma melhor qualidade de vida para o cidadão.
Barbacena é um exemplo do quanto esses profissionais têm se esforçado já que de acordo com dados da Polícia Militar de Minas Gerais, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado na cidade, ficou em 2º lugar entre as 87 Unidades do Estado com uma das menores taxas de crimes violentos, vítimas de homicídio e furtos com 6,63; 0,74 e 143,59 respectivamente para cada 100 mil habitantes no primeiro trimestre de 2021. Além disso, Barbacena registrou uma queda de 63% nos crimes violentos com 11 no período de janeiro, fevereiro e março de 2021 contra 30 no mesmo período do ano passado.
A última pesquisa feita no país em relação à segurança nos municípios brasileiros (Atlas da Violência 2019 – Retratos dos Municípios Brasileiros) colocou a cidade entre as 25 mais seguras do país e a 4ª no estado de Minas Gerais. Realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pesquisa analisou dados de 2017 dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Para o Comandante do 9º BPM, Ten Cel Ademir Siqueira de Faria, o trabalho integrado da Polícia Militar com os demais órgãos que compõem o sistema de defesa social, o apoio da imprensa na divulgação das ações e a participação da comunidade nas questões afetas à segurança pública têm sido fundamentais para que Barbacena se mantenha como uma das cidades mais seguras do Brasil.
Além disso, Ten Cel Ademir ressaltou algumas ações desenvolvidas pela Polícia Militar. “A implementação do policiamento setorizado, os trabalhos preventivos executados pelas equipes policiais, a repressão qualificada e a atuação dos integrantes do serviço de inteligência, com a identificação dos autores de crimes, vem possibilitando o alcance de excelentes resultados, tornando nossa cidade mais segura para se viver, trabalhar e empreender,” finalizou.
Ana Carolina Cobucci
Assessora de Imprensa da 13ª RPM