Grupos com comorbidades começam a se vacinar contra à Covid-19 nesta segunda-feira em Barbacena

O município de Barbacena começará nesta segunda-feira (10/05) a vacinar a população com comorbidade. A terceira etapa da campanha de vacinação segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização e a vacina que será utilizada é da AstraZeneca/Oxford.

Uma cartilha foi disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) explicando como funcionará essa etapa e quais comorbidades estão incluídas como prioritárias para vacinação contra à Covid-19 e o que levar de documentação no dia da vacinação. Clique e confira

Segunda-feira (10/05)

Na segunda-feira (10/05) serão vacinados os portadores de Síndrome de Down a partir de 18 anos.  Esse grupo poderá se vacinar de 09h às 12h nas modalidades de Drive-Thru, no pátio da basílica de São José Operário e a pé no Ginásio Delmo Maria.

É necessário a esse grupo levar a seguinte documentação: Original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para comprovação da síndrome é necessário apresentar o relatório do médico assistente contendo breve descrição sobre a patologia e uso de medicamento. Para essa vacinação, será considerado o relatório, independente da data de emissão.

No mesmo dia, porém no período da tarde, entre 13h às 16h, poderão se vacinar Gestantes e puérperas (puérperas – mulheres até 45 dias após o parto) de 18 anos ou mais com comorbidade comprovada de acordo com os dados do quadro um da cartilha, levando o cartão da gestante e/ou certidão de nascimento da criança.

O local de vacinação também permanece sendo via Drive-Thru no pátio da Basílica de São José e a pé no Ginásio Delmo Maria, apresentando a seguinte documentação: Original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para comprovação da comorbidade é necessário apresentar o relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha e/ou certidão de nascimento da criança.

Terça-feira (11/05)

Na terça-feira (11/05), a vacinação ocorre entre 09h às 16h para portadores de diabetes de 55 a 59 anos, também no pátio da basílica de São José (Drive-Thru) e a pé no Ginásio Delmo Maria.

A pessoa que se enquadra dentro desse grupo deverá levar a seguinte documentação: Original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS e Relatório do médico assistente contendo breve descrição sobre a patologia, data do diagnóstico, tipo de diabetes e descrição de uso de medicamento/insulina.

Quarta-feira (12/05)

Na quarta-feira (12/05) a vacinação será para os portadores de doenças cardiovasculares de 55 a 59 anos, de 09h às 16h. Para esse grupo a estratégia Drive-thru será no pátio da Igreja do Santo Antônio, localizado à rua Demetrio Ribeiro, no bairro Santo Antônio. Para quem optar por se vacinar a pé, a vacinação continua sendo no Ginásio Delmo Maria.

Considera-se nessa fase a comorbidade com as seguintes características: Insuficiência cardíaca (IC); Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar.

A pessoa que se enquadra dentro desse grupo deverá levar a seguinte documentação: Original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para a comprovação da comorbidade é necessário relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha.

Quinta-feira (13/05)

Os portadores de hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, entre 55 a 59 anos, poderá se vacinar na quinta-feira (13/05) de 09h às 16h.

O Drive-Thru será no pátio da Basílica de São José e a vacinação a pé será no Ginásio Delmo Maria.  Será necessário levar o documento original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para comprovação da comorbidade é necessário relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro um da cartilha.

Sexta-feira (14/05)

Na sexta-feira (14/05) serão vacinados os portadores de pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (conforme descrição do quadro 1), anemia falsiforme e cirrose hepática de 55 a 59 anos.

A vacinação ocorre entre 09h às 16h por drive-thru na basílica de São José e a pé no Ginásio Delmo Maria, portando os seguintes documentos: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou cartão nacional SUS. Para comprovação da comorbidade necessário relatório do médico assistente contendo as informações descritas no quadro 1 da cartilha.

Sábado (15/05)

No sábado (15/05) a vacinação acontece também de 09h às 16h para Portadores de deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício Prestação Continuada) de 55 a 59 anos, que não possuam debilidade para locomoção/mobilidade.

A vacinação também acontece via Drive-Thru na Basílica de São José Operário e a pé no Ginásio Delmo Maria. Os usuários deverão levar os documentos:   Original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou cartão nacional SUS. Para comprovação do benefício o paciente deverá apresentar cópia da carta de concessão do benefício do INSS atualizada ou extrato de recebimento do benefício do último mês.

Vacinação a domicilio

Os portadores de deficiência permanente cadastradas no BPC e pessoas com obesidade mórbida deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência para solicitar que a vacinação ocorra em domicilio após agendamento da equipe de saúde que será devidamente escoltada pela equipe da força de segurança – Guarda Municipal/Polícia Militar e/ou Polícia Cívil (o cadastro poderá ser realizado também pelo responsável legal do paciente).

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a importância de permitir acesso às casas somente por profissionais de saúde devidamente ativos nas UBSs que serão devidamente acompanhados por uma das forças de segurança.

Para maiores informações: (32) 3339-2123 (Central de Vacinas) / (32) 3339-2155 (SESAP)

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue