Barbacena assina termo de compromisso e retomará imunização em gestantes e puérperas com vacina da Pfizer

O secretário municipal de saúde de Barbacena, Arinos Brasil, assinou ontem (20/05), o termo de compromisso para recebimento da vacina da Pfizer. Dessa maneira a vacina se junta as outras duas já aplicadas no município, a Coronavac e a da AstraZeneca.

Barbacena iniciará a aplicação já a partir de segunda-feira (24/05) em grávidas e puérperas com mais de 18 anos, não sendo necessário ter comorbidades – conforme orientação da Superintendência Regional de Saúde (SRS). A vacinação acontece para esse público da seguinte forma:

24/05: Gestantes e puérperas poderão se vacinar de 13h às 18h no 9º Batalhão e de 17h às 20h na Sala de Vacina da Central de Imunização, na Praça Conde de Prados.

25/05: A vacinação continua para gestantes e puérperas pela manhã de 09h às 12 e a tarde 13h às 18h no 9º Batalhão. Também haverá imunização de 17h às 20h na Sala de Vacina da Central de Imunização.

Nessa estratégia, não será utilizada a modalidade de Drive-Thru e é necessário que seja feito um cadastro online através do endereço: www.barbacena.mg.gov.br/vacina/

O cadastro não isenta a apresentação dos documentos comprovatórios, que serão analisados por uma equipe responsável. É necessário levar o documento original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. É necessário apresentar um atestado médico, que descreva o seu estado gestacional e autorizando vacinar com a vacina da Pfizer.  Clique e tenha acesso a cartilha sobre os grupos e documentos.

A vacina da Pfizer, por exigir uma forma de armazenamento diferente, requer um processo de logística ágil e, por esse motivo, apenas 47 dos 853 municípios mineiros, receberão a vacina nessa fase. Além de Barbacena, também receberá a vacina do laboratório norte-americano, a cidade de Conselheiro Lafaiete na região da SRS Barbacena.

É importante que a população barbacenense não realize o cadastro caso não haja os documentos que comprovam a presença no grupo destinado a vacina na referida data.  Também receberá a vacina da Pfizer, conforme disponibilidade e após imunizar todo o público de gestantes e puérperas, o grupo de diabéticos de qualquer tipo com idade entre 40 a 44 anos.

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue