Barbacena: Boletins epidemiológicos passam por alterações

Entraram no ar na noite de sábado (28/05), os novos layouts dos boletins epidemiológicos de Barbacena. O documento é uma forma da população ficar ciente em relação a pandemia no município. O objetivo é facilitar a comunicação e o entendimento, além de trazer informações adicionais.

O Boletim Geral traz um designer parecido com o anterior já utilizado, o que muda é que a partir de agora o informe será dividido em duas partes. A primeira parte traz as informações de pacientes da cidade, com um quadro centralizado com o “número total de notificados”, onde haverá todos os casos de pessoas que procuraram o sistema de saúde alegando ter sintomas de Covid, ou seja, casos confirmados, descartados e de pessoas que ficaram em isolamento, mas não fizeram o teste.

Logo abaixo vem uma linha em que especifica as notificações. A primeira caixa traz o total de casos confirmados, onde há o número de pessoas que positivaram desde o começo da pandemia. A caixa ao lado traz o recorte do número de casos confirmados nas últimas 24h em Barbacena. Logo ao lado, há os dados da quantidade de pessoas que tiveram os exames negativos desde o início da pandemia.  Ainda há nessa primeira parte o total de casos recuperados, também desde março de 2020.

O Boletim Epidemiológico Geral também traz o número total de pessoas que estão, na data da publicação, em isolamento domiciliar. Também há os dados das pessoas que já tiveram a doença e cumpriram o isolamento domiciliar.

Ainda na primeira parte do Boletim Geral, mas na última linha, há o total de óbitos confirmados em Barbacena desde o começo da pandemia e também o número registrado de óbitos nas últimas 24h. Ainda há o número de óbitos considerados suspeitos, ou seja, aqueles casos que estão sendo investigados se a causa da morte tem relação com à Covid-19. Há também na mesma linha o número de pessoas hospitalizadas com a doença confirmada e os casos de pessoas que estão hospitalizadas com suspeita de infecção por coronavírus.

A segunda parte do boletim traz os pacientes de covid-19 notificados de outros municípios atendidos em Barbacena. Essa parte se faz necessária devido ao fato de Barbacena ser referência macrorregional de saúde. Constam os casos confirmados, hospitalizados e óbitos.

Boletim de leitos

O boletim de leitos agora traz também o número de vagas disponíveis em geral no município. Como já realizado anteriormente, também constarão nesses boletins as vagas ocupadas e disponíveis individualmente em cada hospital, sejam em leitos clínicos ou de UTIs, destinados à Covid-19.

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

Related posts

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox