Pessoas com deficiência permanente serão vacinadas na quarta-feira

A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) vacinará nesta quarta-feira (02/06), as pessoas a partir de 18 anos com deficiência permanente independente de receberem o benefício de prestação continuada.

A imunização acontecerá de 09h às 16h, via drive-thru, ou seja, a pessoa se vacina dentro do próprio carro, na praça da igreja do Santo Antônio. Quem optar por ir a pé, a vacinação será no Ginásio Delmo Maria (Estadual).

É necessário levar os seguintes documentos: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou cartão nacional SUS. Para comprovação da deficiência permanente será necessário relatório do médico assistente contendo as informações da deficiência, com breve descrição, data do diagnóstico, medicamento em uso e demais informações.

Na oportunidade, também poderão ser vacinadas as demais comorbidades, abaixo listadas, que tenham 18 anos ou mais:

Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial Estágio 3, Hipertensão Arterial Estágio 1 e 2 com lesão de órgão-alvo e/ou comorbidades, Doença Renal Crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica e obesidade mórbida (não acamados ou domiciliados), anemia falciforme e talessima maior, síndrome de down, deficiência permanente cadastrados no bpc (benefício de prestação continuada), pneumopatias crônicas graves, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, diabetes,  insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivo cardíaco implantado, doença cerebrovascular – acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular; doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave), imunossuprimidos, cirrose hepática e diabetes mellitus.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  A exemplo:

Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade

Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.

Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar.

Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.

Para maiores informações, entre em contato através dos números: (32) 3339-2123 (Central de Vacinas) / (32) 3339-2155 (SESAP)

GIRO DE NOTÍCIAS / SESAP / PMB

Related posts

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox