Vacinação por idade pode acelerar processo de imunização em Minas Gerais

Em Minas Gerais, 70% das vacinas recebidas contra a Covid-19 serão destinadas para aplicações por idade, enquanto 30% serão aplicadas nos grupos prioritários. A determinação estará valendo quando a vacinação dos trabalhadores da educação, conforme as orientações do Ministério da Saúde, for finalizada. O médico e secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou essas mudanças em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (08/06).

Mais de 7 milhões de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas, até o momento, em Minas Gerais, sendo que 5.193.899 de mineiros receberam a primeira dose e 2.462.245 a segunda dose, de acordo com dados do  Painel Vacinômetro da SES-MG desta terça-feira (08/06). A previsão é a de que Minas Gerais receba cerca de 4 milhões de doses de vacinas neste mês para dar sequência à imunização, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Jansen, do grupo Johnson & Johnson — que necessita de apenas uma aplicação e possui capacidade de imunização em um prazo de apenas 15 dias.

Caso o cronograma do Ministério da Saúde relativo à entrega de vacinas seja cumprido, a expectativa do Governo de Minas é que todos os mineiros maiores de 18 anos — o que totaliza um público de 17 milhões de pessoas — recebam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 entre outubro e dezembro de 2021.

Além disso, caso o ritmo de vacinação se mantenha no atual patamar, há a expectativa de que sejam ampliadas as idades contempladas com a imunização, atingindo as pessoas com 50 anos até o fim de junho.

Agendamento para vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para auxiliar na aceleração da vacinação, começou a disponibilizar a função de agendamento da vacinação para as prefeituras e cidadãos.  Através de um cadastro no aplicativo Saúde Digital MG, inserindo dados como idade, sexo, grupo prioritário elencado para vacinação, endereço e CPF, os mineiros receberão uma data para vacinar, além de acompanhar o ritmo de aplicação dos imunizantes no estado. As prefeituras ficam responsáveis por realizar os cadastros dos pontos de vacinação, com dias e horários de funcionamento, bem como inserir os dados de profissionais de saúde capacitados para aplicação das doses.

Agência Minas

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue