UFMG participa de pesquisa que visa enfrentar sofrimento moral de enfermeiros durante a pandemia

A pesquisa contará com um estudo quantitativo e um qualitativo e pretende elaborar estratégias de enfrentamento ao problema

A pandemia atingiu diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. O cenário incerto dos profissionais fez com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançasse uma pesquisa para conhecer a intensidade do “sofrimento moral” vivenciado por enfermeiros.

O estudo pretende, através das respostas dos profissionais em um questionário, elaborar estratégias de enfrentamento ao problema. A pesquisa envolve etapas qualitativas e quantitativas que vão contribuir para um resultado concreto.

A coordenadora do projeto na UFMG, Carolina da Silva Caram, da Escola de Enfermagem, informou que o público-alvo da pesquisa no Brasil são profissionais da região Sudeste. Segundo a professora, será conduzido um estudo de corte quantitativo, para conhecer o nível e a intensidade de sofrimento moral.

Após a etapa, será realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevista remota, para compreender as experiências e sentimentos relacionados ao sofrimento moral. Os profissionais interessados em participar da entrevista remota podem entrar em contato no e-mail: caram.carol@gmail.com.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa