Bandeira vermelha da conta de luz aumentará em mais de 20%

Segundo diretor-geral da Aneel, aumento se deve ao pagamento do uso das usinas térmicas

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, afirmou, nesta terça-feira (15), que a bandeira vermelha, a mais cara cobrada sobre a conta de luz, deverá subir mais de 20%.

Em meio ao baixo nível dos reservatórios de água, usinas térmicas são acionadas e isso já afeta o consumidor por meio da bandeira tarifária cobrada sobre a conta de luz. Em junho, está vigente a bandeira vermelha nível 2, a mais cara, que cobra R$ 6,24 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

A agência estudava elevar essa cobrança para R$ 7,57 a cada 100 kWh. Entretanto, Pepitone declarou que esse valor deve ser superado, em audiência pública na comissão de Minas e Energia da Câmara para discutir a crise hídrica.

Ele disse ainda que a decisão deverá ser comunicada em junho. Pepitone frisou que o aumento se deve ao pagamento do uso das usinas térmicas, cuja geração de energia é mais cara.

Durante o debate, o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, disse que estão sendo adotadas medidas para que não haja risco de racionamento de energia neste ano.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

BC comunica exposição de dados de 150 chaves Pix

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano