O combate ao incêndio iniciou hoje, 11 de setembro às 6:30, horário com temperatura mais amena e com maior umidade no ar, fatores que tornam o combate mais eficaz. As equipes de combatentes formadas por bombeiros militares e brigadistas civis obtiveram êxito na extinção dos principais focos. Às 14:30 todos os pontos estavam controlados e as equipes permaneceram em campo para garantir que não houvesse re-ignição.
Ressalto que alguns veículos de comunicação estão declarando de maneira inverídica que as chamas foram debeladas com a chuva. Não choveu na serra, apenas na cidade. A serra ainda está seca e durante a desmobilização um raio causou incêndio(foto) no lado leste da serra, contrário onde estavam sendo feitos os trabalhos. Este foco foi combatido pelos brigadistas.
A operação contou com 43 combatentes em campo, 34 de apoio mais voluntários. 2 air tactor e 1 helicóptero apoiaram com lançamentos de água e transporte de combatentes.
A previsão para amanhã cedo é de um sobrevoo para confirmação de que não há mais nenhuma re ignição e finalização dos trabalhos.
Ten João Victor, comandante da operação
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG
Leia também:> Governo de Minas apresenta nova versão do protocolo para volta às aulas presenciais