No último dia 30, Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, participou do debate sobre economia criativa como propulsora do desenvolvimento. O evento foi promovido pela Comissão de Relações Exteriores e destacou inciativas dos estados da Região Sudeste
A comissão tem produzido debates e feiras com foco na internacionalização de setores da economia criativa e aproveitamento das potencialidades das 5 regiões brasileiras, como o artesanato e a gastronomia. Leônidas afirmou que o turismo, a cultura e principalmente a gastronomia têm uma função muito importante de “alinhar a brasilidade”.
A Senadora e presidente da comissão, afirmou que a política externa “pode combater a desigualdade regional”. O plano de trabalho que foi aprovado pela comissão tem 8 pilares, dentre eles existem alguns objetivos a serem alcançados como o aumento das exportações, acordos comerciais, etc. Segundo o Secretário de Cultura, a mudança na apropriação da cultura brasileira é fundamental para poder internacionalizar o Brasil com uma imagem melhor. “Melhorar a imagem do Brasil passa pelo entendimento de renascimento humanista, do entendimento do outro (…), e de fato precisa desenvolver o turismo rural, desenvolver as comunidades tradicionais com políticas públicas e sobretudo a formação”, disse o Secretário.
Leônidas ainda informou que a Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou um desafio ao mundo, neste ano, o projeto “Menos estatísticas e mais pessoas”, quer que tenhamos um olhar para as pessoas juntamente com a cultura de forma ampla.