Motim aconteceu nesta quinta-feira (4)
Uma rebelião no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deixou 20 detentos feridos, dos quais 12 necessitaram de atendimento médico. Desses, sete foram socorridos de helicóptero e foram levados em estado grave para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, na capital mineira.
Outros foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Risoleta Neves, também em Belo Horizonte. Dos socorridos, três foram atendidos no próprio presídio.
Segundo o diretor de comunicação do Sindicato de Policiais penais, Magno Soares, os próprios presos iniciaram o incêndio, colocando fogo em colchões.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Gonçalves, explicou que os próprios detentos tentaram evitar que o fogo adentrasse na cela fazendo uma barricada, mas foi em vão.
“Pelo que foi nos passado, esse presos colocaram colchões na grade para evitar que o fogo entrasse, mas os colchões foram atingidos pelo fogo que estava do corredor e entrou na cela. Os vinte presos foram atingidos ou com queimaduras ou intoxicados pela fumaça”, disse o profissional.
As razões da rebelião são desconhecidas.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM
O Tempo