Eventos marcam as comemorações alusivas aos 150 anos do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, em Barbacena (MG). Comemorações continuam durante o mês.
Para a Força Aérea Brasileira (FAB), 2023 marca o ano do sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos Dumont. Herói nacional, Marechal do Ar, Patrono da Aeronáutica Brasileira, Pai da Aviação… muitos são os títulos dedicados a este que foi uma das grandes personalidades da humanidade… Mineiro, Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, hoje, um dos bens tombados sob tutela da FAB, por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
Assim, este memorável ano está revestido de um significado único para a Força Aérea Brasileira (FAB) e diversas comemorações estão sendo realizadas em todas as Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER). Em Barbacena (MG), sede da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, o “mês de Dumont”, começou com dois grandes eventos: uma corrida pelas principais ruas da cidade, no sábado (01/07) e, na manhã desta segunda-feira (03/07), com a abertura da exposição “150 anos, 150 imagens”. A solenidade foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença do Prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, do Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Nilton Cézar de Almeida, da Superintende Regional de Ensino, Patrícia Russo Coelho Lima, do Presidente da Fundação Casa Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, entre outras autoridades civis e militares. Também estiveram presentes o Corpo de Alunos da EPCAR e docentes e discentes de diversas escolas da cidade, perfazendo o total de aproximadamente 250 alunos, além dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).
A exposição tem como principal objetivo a valorização e a perpetuação da vida, das obras e dos valores externados por Santos Dumont, em toda a sua vida. Montada no Ginásio Charles Astor, no interior da EPCAR, a iniciativa traz para os visitantes a oportunidade de estarem bem perto de um acervo especial e muito particular de Santos Dumont. São objetos que pertenceram e foram utilizados por ele, ou, ainda, aqueles que trazem à lembrança os fatos vividos por ele, como, por exemplo, a certidão de seu nascimento e a de seu batismo. Boa parte desse acervo pertence à Fundação Casa de Cabangu, que juntamente à EPCAR e à Prefeitura de Santos Dumont, são as convenentes responsáveis pelo local onde nasceu o Pai da Aviação. Em suas palavras, durante a abertura da exposição, o Brigadeiro Daniel fez um resumo da vida de Santos Dumont, seus feitos, suas invenções, e todo o legado por ele deixado. Em suas palavras, o oficial-general enfatizou a importância de Santos Dumont para a humanidade e de se prestar reverência a ele, as suas obras, seu legado e sua vida, sendo esta uma das principais finalidades da exposição. “O Marechal do Ar Alberto Santos Dumont é o Patrono da Aeronáutica Brasileira, e não conseguimos imaginar uma força aérea sem que a sua conquista, a concretização do seu sonho fosse devidamente executada, e, sobretudo, devidamente documentada. Assim, a Força Aérea Brasileira rende culto a este herói nacional e, por meio desta exposição, esperamos que cada um dos visitantes possa comungar do mesmo sentimento que devotamos ao Pai da Aviação”, discursou o Comandante da EPCAR, na oportunidade em que também agradeceu a presença das autoridades e das várias instituições de ensino da cidade que prestigiaram o evento.
Uma parte da exposição conta com acervo pessoal de Santos Dumont e, em sua continuidade, a exposição também apresenta trabalhos realizados por alunos da rede de ensino de Barbacena. Estes trabalhos foram selecionados, na primeira fase, pelas próprias escolas e, num segundo momento, pela comissão organizadora da exposição. São maquetes, desenhos, poemas, grafites, aquarelas, trabalhos artísticos produzidos pelos alunos, que, além de demonstrarem a visão destes discentes acerca do Patrono da Aeronáutica Brasileira, também estão participando do concurso que premiará os três melhores trabalhos, eleitos pelos próprios visitantes, na cerimônia de encerramento. Para a Superintende Regional de Ensino, que esteve presente na cerimônia de abertura da exposição, a iniciativa da EPCAR é muito importante, pois contempla conteúdos que são ministrados em sala de aula com os alunos, dando a oportunidade de estarem mais próximos da história de um grande gênio, como Santos Dumont. “Foi uma honra para mim participar de mais um evento nesta conceituada Escola, da qual tenho imenso orgulho de estar sediada e fazer parte da nossa querida Barbacena. Meus parabéns ao Comandante da EPCAR pela sua dedicação e impecável organização, que resultou nesta brilhante exposição de fotos e pertences pessoais do Marechal Alberto Santos Dumont. Não posso deixar de registrar o importante papel desempenhado pelos queridos alunos de nossas escolas, que contribuíram de forma efetiva e colaborativa, para o sucesso desta grandiosa exposição.”, finalizou Patrícia Russo.
Logo ao entrarem no local da exposição, os visitantes já são tocados e inspirados com a presença da réplica de uma das aeronaves voadas por Santos Dumont: o Demoiselle. Esta peça ficou conhecida por ser considerada como o primeiro ultraleve da história e, com um desses modelos, Santos Dumont voava os céus da França para visitar seus amigos e realizar tarefas de seu cotidiano. Este exemplar, atualmente, pertence ao acervo da Fazenda Cabangu e foi doado pelo senhor Aílton Aparecido Alves, morador da cidade de Santos Dumont, e que foi o responsável pela criação da réplica. Juntamente a sua esposa, senhora Glória Maria da Silva Alves, o casal disse ter sido inspirado a criar a réplica após uma viagem aérea, realizada no ano de 1997. No ano seguinte, se comemorava os 125 anos de nascimento do Pai da Aviação e, motivado pelo momento, ele iniciou seu trabalho de construção da réplica, trabalho este que perdurou por cinco anos. “Iniciei meus trabalhos montando miniaturas dos balões, do 14 Bis, do Demoiselle, da casa onde ele nasceu, entre outras, chegando a apresentar estas miniaturas em exposições diversas. Adquiri muitos livros sobre Santos Dumont e seus projetos, tendo como principal objetivo atingir os 100% de originalidade do projeto original. Recebi do doutor Henrique Lins de Barros, considerado o maior especialista na vida e obra de Santos Dumont, o projeto do Demoiselle e, daí, começamos a trabalhar com cada particularidade do projeto. Estou maravilhado por ver a réplica aqui, e muito emocionado em vê-la neste ambiente da exposição, que está muito bonito e muito bem organizado”, disse o criador da réplica que, artesanalmente, criou a maioria das peças que compõe a réplica da aeronave.
A emocionante solenidade de abertura da exposição “150 anos, 150 imagens” contou com a presença dos alunos da EPCAR e de várias escolas de Barbacena que, juntos, cantaram o Hino Nacional Brasileiro e, ao som do Hino dos Aviadores, executado pela Banda de Música da EPCAR, vibraram com uma grande surpresa que deixou o ambiente em êxtase: a emblemática chegada de Alberto Santos Dumont ao evento, como se estivesse admirando e contemplando, com seus próprios olhos, o legado deixado para a humanidade por meio de sua própria vida, de suas obras e os seus valores, que estão intimamente ligados aos valores da Força Aérea Brasileira. A exposição acontece entre os dias 03 e 14 de julho, com visitação aberta nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h. Para o dia 14 de julho, data de seu encerramento, a EPCAR está preparando um grande evento, na oportunidade onde serão agraciados os alunos vencedores do concurso. As visitações poderão ocorrer de forma individual ou coletiva, e não há a necessidade de agendamento, assim como a entrada é franca.
CORRIDA Abrindo, oficialmente, as comemorações do sesquicentenário de Santos Dumont na cidade de Barbacena, foi realizado pela EPCAR a corrida “Santos Dumont: 150 anos”. Com trajeto total de 5km, percorrendo as principais ruas da cidade de Barbacena, os mais de duzentos atletas inscritos puderam comemorar o aniversário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira praticando esporte e, aos que concluíram o percurso, a possibilidade de ostentar uma linda medalha e camisa comemorativa aos 150 de Santos Dumont. Ainda, foram premiados os cinco melhores colocados nas categorias geral, masculino e feminino. Também foram premiados os três melhores colocados, masculino e feminino, na categoria Alunos da EPCAR, na categoria integrante do efetivo da Escola e, também, por faixa etária. Estes receberam um lindo troféu que premia os vencedores e homenageia o Pai da Aviação.
OUTDOOR Ainda, logo nas primeiras horas do mês de julho, nas duas unidades de outdoor da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, os pedestres, motoristas e passageiros que transitam por duas das principais ruas de Barbacena, se depararam com mais uma linda homenagem a Alberto Santos Dumont: uma bela arte que homenageia os 150 anos de nascimento do herói nacional.
Em uma bela mídia estampada numa área de 36m2, a imagem de Santos Dumont retrata o semblante sereno daquele que dedicou sua vida a realizar seus sonhos e ficou eternizado em toda a humanidade por sua genialidade, resiliência e inquietude. Sem sombras de dúvida, um ser humano muito além do seu tempo.
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim