Assim como grande parte do Brasil, MG será afetado pelo calor nos próximos dias
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), alertou para um possível aumento no número de incêndios em matas nos próximos dias. Esse fato é devido a onda de calor que já está atuando em grande parte do Brasil e pode elevar as temperaturas até 39ºC em algumas regiões de Minas.
Nessa época do ano, marcada por mudanças rápidas de temperatura, a vegetação fica mais seca e, consequentemente, mais suscetível a incêndios. Tais fatores aliados à ação negligente ou mesmo criminosa de algumas pessoas, aumentam ainda mais as ocorrências.
Para evitar as queimadas, o Corpo de Bombeiros divulgou uma cartilha contendo as principais precauções que devem ser tomadas pelos mineiros. A primeira medida é sempre optar pela capina ou roçamento ao realizar a limpeza de lotes vagos, e nunca utilizar o fogo. Outra recomendação é não jogar pontas de cigarros em locais inadequados. Por fim, ao deixar locais de camping é preciso se certificar de que as fogueiras foram apagadas.
O CBMMG também está trabalhando para evitar os incêndios, principalmente pela Operação Alerta Verde, criada há dois anos, com o objetivo de reduzir os focos de incêndio por meio da fiscalização em lotes vagos. Neste ano já foram realizadas 18.325 vistorias, durante essa operação a instituição investiu na disseminação da cultura de prevenção, orientando os proprietários para a devida limpeza dos terrenos.
GIRO DE NOTÍCIAS / AMIRT