Atualizações de segurança e mudança no design são novidades
Nesta terça-feira (3) a Polícia Federal (PF) iniciou a emissão do novo passaporte para cidadãos brasileiros. O documento sofreu mudanças para aumentar a segurança e prevenir a falsificação, e também possui novidades no design, como além da alteração na capa e imagens que representam a flora e a fauna brasileiras espalhadas pelas páginas.
Na versão antiga, a capa possui menos elementos, mas a nova versão destaca o Brasão da República, além de uma estampa com o símbolo da bandeira. Na página de identificação do indivíduo, existe a foto tradicional além de fotos “fantasmas” em preto e branco e formadas por dados biométricos. O documento também recebe novas marcas d’água e imagens que só podem ser vistas com luz ultravioleta, tudo isso para impedir a falsificação.
Para aqueles que já possuem o passaporte, não é necessário refazê-lo. A proposta é gradualmente alterar os documentos dos brasileiros, quando precisarem renová-lo ou criar um novo. Brasileiros que moram no exterior poderão expedir o novo modelo em embaixadas e consulados brasileiros a partir de 2024.
GIRO DE NOTÍCIAS / AMIRT
Foto: divulgação/PF