Encerrou-se hoje, na Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca II, em Conselheiro Lafaiete, uma importante iniciativa educacional: o Projeto Bombeiro nas Escolas.
O público-alvo do projeto são crianças do 5º ano, com idades entre 9 e 10 anos, da rede municipal de ensino.
O programa, que teve início em setembro de 2024 e que objetiva disseminar a cultura de prevenção e autoproteção, envolveu uma dezena de bombeiros militares da 2ª Cia de Conselheiro Lafaiete e agentes públicos da Secretaria de Educação, entre palestrantes, coordenadores, diretoras e professoras, e contemplou mais de 970 estudantes oriundos da escola pública.
O projeto é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Secretaria de Educação de Conselheiro Lafaiete, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para compreender e enfrentar situações de risco.
Durante o treinamento, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre a prevenção a acidentes domésticos, reconhecer placas de sinalização dos sistemas preventivos das edificações e como agir de forma segura em caso de incêndio ou outra situação de pânico.
As instruções práticas destacaram a importância de um abandono seguro das edificações em situações de emergência, além de oferecer dicas valiosas sobre como evitar acidentes no dia a dia. As atividades foram conduzidas de maneira interativa, permitindo que as crianças tirassem suas dúvidas e participassem ativamente do aprendizado.
Os militares palestrantes atuaram durante todo o projeto com extrema motivação, comprometidos em transmitir esse conhecimento essencial para as novas gerações.
O Projeto Bombeiro nas Escolas não apenas desperta a percepção sobre os perigos cotidianos a que estamos sujeitos, mas também reforça o olhar sobre a prevenção, autocuidado e a segurança coletiva.
Com ações como essa, estamos moldando um futuro mais seguro e consciente para todos e introduzindo em nossa comunidade a importante cultura de prevenção.
CBMMG