Autoridades participam da inauguração da Brigada municipal de Carandaí

Nesta terça-feira (17/12), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a prefeitura e o governo do Estado, realizou a solenidade de inauguração da Brigada Municipal na cidade de Carandaí.

O Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Winderson Alain Moura, acompanhado do prefeito municipal Washington Luis Gracima Teixeira, do Comandante da Segunda Companhia Independente, Major BM Ronaldo Rosa de Lima, do Chefe do 13° Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado-Geral Dr. Alexsander Soares Diniz e autoridades regionais e locais, estiveram presentes na solenidade, realizada na sede da brigada, no bairro Garças em Carandaí.

O Coronel Winderson destacou o compromisso e a iniciativa do prefeito em fortalecer a proteção da cidade, enfatizando que a presença da brigada representa um importante avanço na segurança pública local. Sob a liderança de bombeiros militares em conjunto com brigadistas municipais altamente capacitados e treinados, a brigada atua em diversas frentes essenciais, como atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e, sobretudo, na prevenção. Alem disso, ressaltou que a inauguração da brigada representa não apenas uma estrutura física, mas um compromisso renovado com a segurança, a resiliência e a proteção de cada cidadão de Carandaí.

O Prefeito, por sua vez, ressaltou que a ocasião simboliza um marco significativo para o município, resultado de um trabalho iniciado há algum tempo com discussões estratégicas no gabinete e alinhamento com toda a equipe. “A parceria com o Corpo de Bombeiros, que já realiza um serviço exemplar, representa um grande ganho para a nossa comunidade, trazendo segurança e qualidade no atendimento”, afirmou o prefeito.

O convênio celebrado entre o CBMMG e a prefeitura de Carandaí, possibilitou que brigadistas municipais fossem formados pelo CBMMG, podendo o município contar com profissionais capacitados para atuarem em ações preventivas e operacionais. Entre as principais atribuições estão a prevenção e combate a incêndios e pânico, busca e salvamento, além de prestação de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar.

Esses brigadistas municipais, selecionados e contratados pela prefeitura, desempenharão suas funções sob a supervisão e coordenação direta do Corpo de Bombeiros, assegurando, assim, um serviço eficiente, qualificado e ágil em ocorrências que demandam resposta imediata.

Todas as atividades desenvolvidas pelas equipes civis são rigorosamente monitoradas e coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, o que garante a excelência na prestação de serviços em comunidades menores que não possuem estrutura enquadrada na legislação vigente sobre o tema.

Essa iniciativa está fundamentada no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e integra a carteira de Projetos Estruturadores do Estado. Além disso, a criação das brigadas municipais atende ao Plano de Comando do CBMMG, alinhado com as diretrizes estratégicas do governo estadual.

A integração entre o Governo e o Corpo de Bombeiros Militar viabiliza a ampliação dos serviços de segurança pública em pequenos municípios, promovendo proteção efetiva e garantindo maior tranquilidade para a população.

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