Habilidades como tomada de decisão rápida, controle emocional, trabalho em equipe e adaptação a diferentes cenários foram trabalhadas durante as aulas.
Entre os dias 16 e 19 de dezembro, policiais civis lotados no 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena participaram do XXIII Curso de Sobrevivência Policial, ministrado por professores da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol).
Com duração de 20 horas/aulas, o curso foi realizado no município de São João del-Rei, no Clube de Tiro “Xtreme Training Brazil”.
O objetivo foi capacitar e qualificar os policiais civis para a atuação tática em diferentes situações de confronto, empregando estrategicamente e de maneira adequada as pistolas .40 ou 9mm.
Foram consideradas as competências necessárias para o combate velado e em ambientes confinados, principalmente dentro de veículos, priorizando sempre a segurança e empregando técnicas e habilidades físicas e psicológicas necessárias ao cumprimento de missões policiais operacionais.
Os professores abordaram questões importantes para o dia a dia da vida policial, a fim de promover a segurança e a eficácia dos policiais civis, especialmente em situações de risco.
Os conhecimentos transmitidos capacitaram os alunos, divididos em duas turmas, com técnicas e conhecimentos específicos para lidar com confrontos, ameaças e situações de estresse.
Habilidades como tomada de decisão rápida, controle emocional, trabalho em equipe e adaptação a diferentes cenários foram trabalhadas durante as aulas, o que contribuirá significativamente para a redução de riscos e para um desempenho mais seguro e assertivo em operações policiais, formando uma polícia cada vez mais preparada, eficiente e humanitária.
Thays Cristina Garcia Ferreira
Assessoria de Comunicação – PCMG