Prevenir é salvar vidas. Com esse propósito, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, está oferecendo uma oportunidade valiosa para quem atua na linha de frente dos desastres: cursos gratuitos de qualificação em proteção e defesa civil. A iniciativa, realizada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, visa fortalecer a capacidade de estados e municípios para prevenir e enfrentar situações de risco, protegendo comunidades e reduzindo impactos.
A ação faz parte do Plano de Capacitação Continuada 2024-2028 para fortalecer a atuação de estados e municípios na prevenção e no enfrentamento de desastres.
Os cursos são gratuitos, oferecidos na modalidade de ensino à distância, e estão disponíveis na plataforma da Escola Virtual de Governo. São 38 formações, que abrangem temas como gestão de risco, elaboração de planos de contingência e atuação municipal em situações de emergência.
Segundo Giselle Paes Gouveia, coordenadora de capacitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a qualificação é essencial para a construção de uma cultura de prevenção no Brasil:
“A capacitação é um dos pilares da Proteção e Defesa Civil. Por isso, buscamos garantir que os gestores tenham acesso à conteúdos atualizados, acessíveis, gratuitos e alinhados às demandas locais. Queremos ampliar a cultura de prevenção no país, estimulando ações articuladas e qualificadas em todo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.”
Os cursos estão organizados em trilhas de conhecimento, e os participantes que concluírem as formações podem receber certificações especiais emitidas pela Enap, além do Pin da Defesa Civil Nacional — uma forma de reconhecer o comprometimento com a gestão de riscos e desastres. O material pode ser acessado no portal enap.gov.br
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também convida os órgãos estaduais e municipais a divulgarem suas próprias iniciativas de capacitação.
Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Thamy Carvalho
Fonte: Brasil 61