Home » CURITIBA (PR): município registra mais de 1,6 mil casos de dengue em 2025

CURITIBA (PR): município registra mais de 1,6 mil casos de dengue em 2025

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O número de casos prováveis de dengue em Curitiba atingiu a marca de 1.635 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbito pela doença este ano.

A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Curitiba e dos municípios da região metropolitana deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

A chefe da divisão de doenças transmitidas por vetores da Secretaria de Saúde do Paraná, Emanuelle Pouzato, reforça a importância da adesão da população nas ações de prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue. 

“O Estado lançou, em 2025, uma campanha intitulada ‘Paraná contra a Dengue, Não perca a noção do perigo’, justamente com o principal enfoque de mobilizar a população na identificação dos locais que podem acumular água e que representam um risco para a proliferação do vetor aedes aegypti. Nós, enquanto Secretaria do Estado da Saúde, precisamos do engajamento e da mobilização de toda a sociedade, dos setores regulados, órgãos públicos e toda a comunidade.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde. 

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!