Gestão compartilhada de espaços culturais é tema de seminário no Rio de Janeiro

O Ministério da Cultura vai promover, nos dias 24 e 25 de julho, um encontro para debater experiências, desafios e alternativas para a administração de espaços culturais em parceria com a sociedade civil. 

O seminário de Horizontes da Gestão Cultural: Arranjos institucionais para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura será realizado no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. O tema será debatido por gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil.

 “Esse seminário é importante porque são os equipamentos públicos a porta de entrada do acesso à cultura da população. E a gestão compartilhada, feita em parceria com a comunidade, pode trazer mais transparência, mais participação e efetividade”, explica o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares.

Com seis painéis distribuídos ao longo da programação, o seminário discutirá temas como o pacto federativo na cultura e marcos legais e jurídicos. O secretário destaca o significado da iniciativa: “No Capanema, símbolo da nossa cultura, teremos dois dias de trocas ricas sobre modelos de gestão, sustentabilidade, marcos legais e o papel da sociedade civil na construção da gestão compartilhada. Queremos fortalecer as políticas culturais de forma mais participativa, mais democrática, ouvindo os territórios.” 

A programação é gratuita, aberta ao público e voltada a profissionais do setor cultural e gestores públicos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line disponível no site do MinC.

O seminário é promovido pela Secretaria Executiva do MinC, com apoio da Secretaria de Espaços e Equipamentos Culturais; Secretaria do Audiovisual; Funarte, Ibram e Iphan

Related posts

Foi dada a partida para a 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura, em Aracruz (ES)

Prêmio Vivaleitura tem inscrições prorrogadas até de 21 de julho

Câmara dos Deputados realiza sessão solene pelos 40 anos do Ministério da Cultura