Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Após a confirmação de 11 casos de sarampo no município de Campos Lindos (TO) na semana anterior ao dia 31 de julho e o registro de casos suspeitos em outras localidades, o Ministério da Saúde tem intensificado novamente a vacinação na região — considerada a principal medida de prevenção contra a doença. Desde o início do reforço, até o final de julho, foram aplicadas mais de 1,1 mil doses na cidade.

Segundo o ministério, o município de Araguaína (TO) e os municípios maranhenses de Balsas e Imperatriz também receberam reforço na vacinação até 1° de agosto. As cidades do Maranhão foram incluídas no reforço, considerando a proximidade com a região onde os casos da doença foram registrados.

Situação no Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) emitiu uma nota técnica com orientações estratégicas para intensificar a vacinação contra a doença em todo o estado em crianças a partir dos seis meses de idade. 

A nota destaca que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e altamente contagiosa, transmitida por via aérea por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A infecção permanece viável no ambiente por várias horas. 

A publicação reforça que, mesmo que a vacina seja eficaz e segura, os surtos ainda ocorrem em função da baixa cobertura vacinal.

Conforme a SES-TO, as doses da vacina dupla viral ficaram disponíveis para a retirada pelos municípios a partir do dia 1° de agosto, nos polos de distribuição de imunizantes da Secretaria – localizados em Palmas e Araguaína. Já os demais imunizantes estão disponíveis nas 323 salas de vacinação, nos 139 municípios do estado. 

Confira o esquema de vacinação, conforme a SES-TO:

  • Crianças de 6 a 11 meses e 29 dias: dose zero com a vacina dupla viral;
  • Crianças de 12 meses: primeira dose (D1) da tríplice viral e, após 30 dias, segunda dose (D2) com a tetraviral (ou tríplice viral + varicela);
  • Crianças de 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: segunda dose (D2) da tríplice viral, se já vacinadas aos 12 meses;
  • Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, se sem histórico vacinal ou com esquema incompleto;
  • Pessoas de 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;
  • Trabalhadores da saúde: duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.

Reforço vacinal e balanço de casos

Segundo o Ministério da Saúde, desde 21 de julho equipes permanecem em Campos Lindos e cidades vizinhas para vigilância e bloqueio vacinal. 

A ação dos profissionais da saúde inclui varredura vacinal e busca ativa na comunidade. Há a conferência da caderneta vacinal de pessoas entre 6 meses e 59 anos e os técnicos indicam a vacina contra o sarampo para quem ainda não foi imunizado.

Importância da vacinação

Em nota, o Ministério da Saúde reforçou a importância de manter a vacinação contra o sarampo atualizada.

“Com estoque suficiente em todos os estados, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a proteção contra a doença, que é prevenível, principalmente pela vacina”, diz um trecho da nota.

A vacinação é a principal forma de evitar a circulação do sarampo no país. Em 2024, o Brasil recebeu a certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da circulação do sarampo.

Dia D

Nos dias 17 e 26 de julho, o Ministério da Saúde realizou o Dia D de vacinação contra o sarampo nas cidades do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, localizadas na fronteira com a Bolívia – que enfrenta um surto da doença. No total, cerca de 3 mil pessoas foram imunizadas.

No primeiro Dia D, o Acre aplicou 1,8 mil doses — quatro vezes mais que na vacinação de rotina, com média de 436 doses registradas. Em 26 de julho, 249 doses  foram aplicadas no Acre, 79 em Rondônia, 527 em Mato Grosso e 157 em Mato Grosso do Sul.

Related posts

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

Piso da enfermagem: estados e municípios partilham mais de R$ 808 milhões, em julho

Credenciamento no Farmácia Popular encerra nesta quinta-feira (31)