Abertura da Mostra de Tiradentes celebra Karine Teles e Júlio Bressane

A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, volta a se transformar no epicentro do cinema brasileiro a partir desta sexta-feira (23), com a abertura da 29ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. O primeiro dia do evento reúne celebração da cultura popular, homenagem a Karine Teles, uma das principais atrizes de sua geração, e a pré-estreia mundial de um novo filme do cineasta Júlio Bressane, em uma cerimônia que inaugura oficialmente o calendário audiovisual do país em 2026.

A abertura acontece no Cine-Tenda, montado no Largo das Forras, e terá como eixo o tema curatorial desta edição, “Soberania Imaginativa”. A noite começa com uma performance audiovisual dirigida por Chico de Paula e Lira Ribas, inspirada na tradição da Folia de Reis.

A proposta é articular rituais, cantos, deslocamentos e imagens como metáfora da criação artística e da imaginação como força de pertencimento e reinvenção cultural.

“Inspirada na celebração que tradicionalmente abre o ano e anuncia a boa-nova, a performance recria a Folia de Reis como um ritual de passagem, em que a imaginação ocupa o centro da cena”, afirma Chico de Paula.

Segundo ele, a encenação dialoga com o espaço da rua e da tenda, “reforçando a ideia de movimento, de algo que se anuncia e se transforma coletivamente”.

Atriz Karine Teles é homenageada na Mostra de Cinema de Tiradentes, por Dudu Mafra/Divulgação

Karine Teles homenageada

Na mesma noite, a Mostra presta homenagem à atriz, roteirista e diretora Karine Teles, nome central do cinema brasileiro contemporâneo. Com uma trajetória marcada pelo trânsito entre o cinema independente e produções de maior alcance, Karine construiu uma carreira que alia rigor autoral, invenção estética e diálogo com o grande público.

“Receber essa homenagem em Tiradentes, um espaço tão importante para o cinema brasileiro, é também celebrar os encontros e os processos que me formaram como artista”, afirma a atriz, em nota divulgada pela organização.

No sábado (24), a homenageada participa de uma roda de conversa aberta ao público, às 17h, em que revisita sua trajetória e discute processos de criação, sob mediação do pesquisador Pedro Maciel Guimarães.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

80 anos de Júlio Bressane

Ainda na cerimônia de abertura, será exibido, em pré-estreia mundial, o curta-metragem O Fantasma da Ópera, novo trabalho de Júlio Bressane, codirigido por Rodrigo Lima.

Com 25 minutos de duração, o filme foi construído a partir de imagens captadas nos intervalos das filmagens do longa inédito Pitico, protagonizado por Paulo Betti.

Embora dialogue com a tradição do making of, o curta se desloca para uma reflexão especulativa sobre a própria construção da imagem cinematográfica, um dos eixos centrais da obra de Bressane. A escolha do filme ganha significado adicional por coincidir com a celebração dos 80 anos do cineasta, que serão completados em fevereiro.

Ao longo de nove dias, até 31 de janeiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes exibe 137 filmes brasileiros em pré-estreia, sendo 43 longas e 93 curtas-metragens, distribuídos em 21 mostras e sessões especiais. Toda a programação é gratuita e inclui debates, rodas de conversa, atividades formativas, encontros de mercado e discussões sobre políticas públicas para o audiovisual.

Cena do filme O Fantasma da Ópera, curta dirigido por Julio Bressane e Rodrigo Lima Foto: TB Produções/Divulgação
© Leo Lara/Universo Produção
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência Brasil

Related posts

Região Centro-Oeste captou 128,2 milhões de reais por meio da Lei Rouanet, em 2025

Região Nordeste captou 233,9 milhões de reais por meio da Lei Rouanet, em 2025

Região Nordeste captou 233,9 milhões de reais por meio da Lei Rouanet, em 2025