Alunos da E.M Padre Sinfrônio de Castro participam de Feira Científica em Barbacena

No segundo semestre do mês de agosto foi realizada a VIII Feira Científica de Barbacena (FECIB), que reuniu cerca de 350 expositores de escolas públicas e privadas da cidade para a apresentação de 70 projetos.

Neste período, a Prefeitura através da Secretaria de Educação, Deporto e Cultura (Sedec) estimulou a participação no evento de estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, localizada no Bairro São José.

As crianças são alunas das professores Karina Souza Vasconcelos e Célia Aparecida da Silva e receberam orientação das alunas do Curso de Pedagogia da UEMG, Bruna Aser Vidigal e Anna Amélia Ribeiro.

Eles apresentaram o Projeto: “Sementes de Ludicidade – é brincando que se aprende” com o objetivo de estimular a inserção das brincadeiras e jogos como atividades escolares promotoras de uma aprendizagem mais agradável e instigante.

Do mesmo modo, na sua inserção na vida pessoal da criança, já que, com o avanço da tecnologia, elas deixam de brincar ativamente, sendo dominadas por brinquedos eletrônicos, que não permitem o desenvolvimento totalitário (psicológico, motor, afetivo e social).

A partir da apresentação de jogos como: ábaco , caça-palavra, batalha naval, dominó, pega-vareta, palavra cruzada, bingo dos nomes e jogos da memória, foi possível  o discernimento entre as diferenças do conceito de “jogo”, “brincadeira” e “brinquedo”, e o sentimento de prazer os une.

O tema é tão importante que está presente no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998) e programas como “Território do Brincar”, partem em busca da compreensão e constatação de que brincar é essencial na formação da criança.


GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas