“Chafariz de Tiradentes passa por processo de conservação preventiva”

Os serviços de conservação preventiva serão realizados pela empresa Átrio Conservação Restauração e Artes.

A empresa Átrio Conservação Restauração e Artes iniciou os serviços de conservação preventiva do Chafariz de São José em Tiradentes – MG, cuja construção de 1749 feita de cantaria e de pedras retiradas da Serra São José. As etapas de conservação contemplam a higienização da cantaria, retirada da vegetação, calafetação de frestas e outros métodos, conforme a necessidade.

No escopo dos trabalhos também está inclusa a restauração da imagem de São José, de terracota policromada, datada do mesmo ano do Chafariz. A previsão para conclusão dos trabalhos é de 60 dias.

O recurso para contratação dos serviços foi liberado pela Prefeitura Municipal de Tiradentes por meio do Conselho Municipal de Política Cultural, tendo o Instituto Histórico Geográfico de Tiradentes como responsável pela execução.

Átrio Conservação Restauração e Artes

A Átrio Restauração Conservação e Artes ME é uma empresa especializada nas atividades de restauro de edificações históricas, bens integrados e obras de artes, atuando no mercado desde março/2015 com sede em São João del-Rei.

Possui experiência comprovada e atestada por diversos trabalhos realizados junto a Paróquias, Institutos, Prefeituras e Órgãos de Preservação Patrimonial.

A Átrio tem larga experiência em restauro e pretende seguir os tratados de conservação e restauração, procurando intervir o mínimo possível e mantendo o máximo da originalidade da obra.

 

Related posts

Região Centro-Oeste captou 128,2 milhões de reais por meio da Lei Rouanet, em 2025

Região Nordeste captou 233,9 milhões de reais por meio da Lei Rouanet, em 2025

Região Nordeste captou 233,9 milhões de reais por meio da Lei Rouanet, em 2025