Chuva forte continua no litoral do Nordeste nesta quarta-feira (21)

A previsão do tempo indica chuvas persistentes e intensas no litoral e agreste da Região Nordeste nesta quarta-feira (21), com destaque para os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para acumulados entre 30 mm e 100 mm, com possibilidade de volumes pontualmente superiores.

As chuvas, que já vêm afetando a região nos últimos dias, têm causado alagamentos, deslizamentos e transtornos à população, devido ao solo encharcado e à continuidade das precipitações. A instabilidade é provocada por uma intensa convergência de umidade sobre o Atlântico, aliada ao padrão de ventos em altitude e às águas quentes do oceano.

Os maiores volumes de chuva do país foram registrados em cidades nordestinas como Maceió (70,2 mm), Palmares (46,4 mm), Natal (42,6 mm) e Camaratuba (40,6 mm), segundo dados do Inmet, e a recomendação é de atenção redobrada em áreas de risco.

O alerta laranja, que indica os maiores volumes de chuva, valem para a região metropolitana de Recife, agreste e mata Pernambucanas, além da mata Paraibana, Leste e agreste de Alagoas e de Sergipe. Máximas não passam dos 28ºC nas capitais Maceió, Recife e Aracaju. 

As informações são do Inmet

 

Related posts

Estudo revela poluição por plástico em Abrolhos (BA), referência da conservação marinha no Brasil

INMET prevê dezembro de contrastes climáticos no Brasil

Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) será obrigatório a partir de 2026 para todas as empresas