O Ibovespa voltou a fechar o pregão em queda de 0,69%, aos 186.464 pontos, acumulando alta de 1,92% na semana. O desempenho do índice foi influenciado pelo clima de aversão a risco de investidores estrangeiros e pelo noticiário corporativo.
No cenário doméstico, os investidores reagiram ao resultado das vendas do varejo restrito em dezembro, que mostrou queda de 0,4% ante novembro. Além disso, o varejo ampliado, que inclui material de construção, veículos e atacado alimentício, caiu 1,2% em dezembro ante novembro.
Dentre os “pesos pesados”, assim como a maioria das ações do Ibovespa, tanto a Vale quanto a Petrobras tiveram quedas nos papéis, além do Banco do Brasil.
Maiores altas e quedas do Ibovespa
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
-
Oncoclinicas do Brasil Servicos Medicos SA (ONCO3): +15,38%
-
Telecomunicacoes Brasileiras SA (TELB3): +14,55%
Ações em queda no Ibovespa
-
Metalfrio Solutions S.A. (FRIO3): -14,91%
-
Fica Empreendimentos Imobiliarios SA (FIEI3): -10,70%
O volume total negociado na B3 foi de R$ 34.859.523.287, em meio a 4.584.447 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Fonte: Brasil 61