Ibovespa renova recorde intradia, mas cai com pressão de Wall Street

O Ibovespa voltou a fechar o pregão em baixa de 0,84% aos 183.133 pontos, depois de renovar a máxima histórica intradia aos 186.449 pontos. O desempenho do índice rompeu com a sequência de recordes no fechamento com a sinalização do Copom para um possível início do afrouxamento monetário em março e com a pressão de Wall Street por um aumento da aversão a risco dos investidores.

No cenário doméstico, na quarta-feira (28), o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu por manter a Selic, a taxa básica de juros, no patamar de 15% ao ano. Já esperada, a manutenção foi a quinta consecutiva para o patamar mais elevado desde 2006. Contudo, o comitê antecipou a possibilidade de um início do afrouxamento monetário em março, na próxima reunião, caso “o cenário esperado se confirme”. A sinalização surpreendeu o mercado, pois as expectativas eram de uma extensão da manutenção até a metade do ano.

No exterior, os índices das bolsas de Nova York fecharam a sessão em tom misto, com uma queda da maioria das megacaps, como a Microsoft, que não deram sinais de intenção de reduzir gastos com inteligência artificial. A renovação do temor de uma “bolha de IA” e o risco de um novo shutdown aumentaram a aversão a risco do mercado.

Os “pesos pesados” limitaram as quedas do Ibovespa durante a sessão, com as altas nos preços das commodities. As ações da Vale acompanharam o minério de ferro e fecharam em leve alta, mantendo o ritmo de ganhos. Também acompanhando o preço do petróleo, a Petrobras fechou na décima alta consecutiva.

Maiores altas e quedas do Ibovespa

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:

Ações em alta no Ibovespa

  • Ampla Energia e Servicos SA (CBEE3): +17,03%

  • General Shopping e Outlets do Brasil S.A. (GSHP3): +15,61%

Ações em queda no Ibovespa

  • Cia Celg de Participacoes – CELGPAR (GPAR3): -38,21

  • Agrogalaxy Participacoes SA (AGXY3): -18,33%

 

O volume total negociado na B3 foi de R$38.948.015.823, em meio a 4.831.393 negócios.

 

Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.  

 

O que é o Ibovespa e como ele funciona?

 

O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.

 

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

 

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

Related posts

DÓLAR: moeda se mantém em queda com perspectiva de corte na Selic

Reforma Tributária amplia base de incidência de tributos sobre consumo

Confiança no setor industrial segue em crescimento em janeiro, segundo FGV IBRE