Ibovespa sobe com IPCA-15 abaixo do esperado e PIB dos EUA

O Ibovespa voltou a fechar o pregão em alta de 1,46%, aos 160.456 pontos, com desempenho influenciado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de dezembro abaixo do esperado, PIB estadunidense do último trimestre acima do esperado e pelo cancelamento da entrevista do ex-presidente preso Jair Bolsonaro ao Metrópoles.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (23), o IPCA-15 de dezembro, que avançou 0,25% após alta de 0,20% no mês anterior. O valor resulta em uma inflação acumulada em 12 meses de 4,41% em dezembro, frente a 4,50% em novembro. Dessa forma, a inflação acumulada em 12 meses ficou abaixo do teto da meta contínua de 3,0% medida pelo IPCA — considerando a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Analistas do setor explicam que o dado traz maior apetite por risco e beneficia ações ligadas a varejo e consumo, o que, mesmo com a típica redução na liquidez do final de ano, contribuiu para o movimento na sessão.

Outro fato que impulsionou o Ibovespa foi a estimativa inicial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadunidense no último trimestre, que foi de uma taxa anualizada de 4,3%, segundo o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio. O avanço do PIB foi de 3,8% no segundo trimestre, e as projeções de economistas para o último trimestre eram de 3,3%.

Além disso, o cancelamento da entrevista que o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado e preso por tentativa de golpe de Estado, daria ao Metrópoles também impulsionou o índice da bolsa. A entrevista era esperada como um potencial evento de confirmação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como o candidato da oposição para a eleição à presidência da República, o que desagradaria o mercado.

Maiores altas e quedas do Ibovespa

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:

Ações em alta no Ibovespa

  • Excelsior Alimentos SA Pfd (BAUH4): +31,75%

  • Sequoia Logistica e Transportes SA (SEQL3): +29,05%

Ações em queda no Ibovespa

  • CIABRASF Cia Brasileira de Servicos Financeiros SA (ADMF3): -33,33%

  • Guararapes Confeccoes S.A. (GUAR3): -24,24%

 

O volume total negociado na B3 foi de R$21.419.044.401, em meio a 3.119.638 negócios.

 

Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.  

 

O que é o Ibovespa e como ele funciona?

 

O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.

 

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

 

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

Related posts

Gastos públicos superam arrecadação e devem fechar 2025 em R$ 5,2 trilhões

Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta terça-feira (23)

INSS divulga funcionamento das agências e da Central 135 no Natal e Ano Novo