Ibovespa volta a cair com Wall Street e enfraquecimento das commodities

O Ibovespa voltou a fechar o pregão em baixa de 0,97% aos 181.363 pontos, acumulando alta de 1,40% na semana e 12,56% em janeiro — maior ganho mensal desde novembro de 2020. O desempenho do índice foi influenciado pelos índices em queda das bolsas de Nova York após o aumento da aversão a risco causado pelos dados inflacionários dos EUA e pela indicação de Kevin Warsh para o Fed, além do enfraquecimento das commodities, que também pressionou as perdas dos “pesos pesados”.

Cumprindo a promessa feita na última quinta-feira (29), o presidente Donald Trump indicou, nesta sexta (30), o sucessor de Jerome Powell para a presidência do Banco Central dos EUA. O indicado foi o ex-membro do Fed, Kevin Warsh, contrariando o favoritismo do assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett.

Warsh é considerado um economista conservador e que tende a favorecer taxas de juros mais altas no controle da inflação. A indicação frustrou as expectativas de investidores, que esperavam um retorno ao ciclo de cortes na taxa de juros depois da manutenção, na última quarta-feira (28).

Além disso, a inflação ao produtor americano subiu 0,5%, acima das previsões, que eram de 0,2%, outro fator que reforçou a quebra de expectativas sobre um possível retorno ao ciclo de cortes da taxa de juros. Junto à indicação de Warsh, os dados de inflação ao produtor e as tensões geopolíticas no exterior relacionadas às ameaças ao Irã resultaram em uma maior aversão a risco dos investidores estadunidenses durante a sessão, o que impactou os índices das bolsas de Wall Street.

No cenário doméstico, o enfraquecimento das commodities resultou no recuo de mais de 3% das ações da Vale, ainda as mais negociadas durante a sessão, assim como no recuo das ações da Petrobras após dez sessões seguidas em alta.

Maiores altas e quedas do Ibovespa

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:

Ações em alta no Ibovespa

  • CVC Brasil Operadora e Agencia de Viagens SA (CVCB3): +15,25%

  • Westwing Comercio Varejista SA (WEST3): +11,11%

Ações em queda no Ibovespa

  • Fictor Alimentos SA (FICT3): -19,72%

  • Paranapanema S.A.  (PMAM3): -14,12%

 

O volume total negociado na B3 foi de R$33.853.774.226, em meio a 4.551.772 negócios.

 

Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.  

 

O que é o Ibovespa e como ele funciona?

 

O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.

 

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

 

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

Related posts

Confiança no comércio volta a avançar em janeiro, segundo FGV IBRE

Bolsa Família: pagamentos começam nesta sexta-feira (30)

Reforma Tributária amplia créditos e põe fim à cobrança em cascata