Mais de 100 cidades mineras entram em estado de emergência devido às fortes chuvas

Segundo boletim da Defesa Civil, desde o início das chuvas em novembro, 55 mortes já foram confirmadas, em 14 municípios mineiros; 19 estão pessoas desaparecidas.

Foi decretada situação de emergência em 101 cidades de Minas Gerais, em função das fortes chuvas que causaram enchentes e deslizamentos no estado, nos últimos dias. As informações são da defesa civil do estado.

Segundo o último boletim divulgado pelo órgão, nesse domingo (26), desde o início das chuvas em novembro, 55 mortes já foram confirmadas, em 14 municípios;  19 pessoas estão desaparecidas. O decreto será publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Governo de Minas Gerais nesta segunda (27).

A maioria das mortes está concentrada em Belo Horizonte, capital do Estado; seis em Betim, cinco em Ibirité e duas em Contagem. No interior, os óbitos estão listados em 10 municípios da Zona da Mata mineira.

O decreto deve facilitar a transferência de recursos do governo federal para reparos e a entrega de doações para as vítimas – que precisam de colchões, cobertores, travesseiros e alimentos.
O Governo Federal informou que irá repassar R$ 90 milhões para atender aos estados atingidos pelas enchentes. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto e o governador de Minas Gerais Romeu Zema se reuniram com prefeitos para acertar os repasses.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas