Minas Gerais registra oito ocorrências de abuso sexual contra crianças a cada 24 horas

Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontou que a cada 24 horas pelo menos oito ocorrências de abuso sexual contra crianças e adolescentes de até 14 anos e pessoas mentalmente ou fisicamente incapazes de oferecer resistência são registrados em Minas Gerais, ou seja, de janeiro a agosto, 1.949 casos aconteceram no Estado.

Os números chamam atenção, já que superam os casos de estupro contra adultos com 807 ocorrências.

A capitão Layla Brunela, chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, afirmou que o estupro é um crime de características específicas, em que o silêncio da vítima, seja por ameaça ou vergonha, impede a polícia de agir.

Layla ainda disse que é preciso conversar, mas não de forma pejorativa ou que cause medo, à medida que eles fizerem perguntas relacionadas a esse assunto.

A psicóloga e psicopedagoga, Sylvia Flores, ressalta que a partir dos dois anos, já é possível orientar, por exemplo, sobre a inadequação de ter os órgãos genitais tocados por outras pessoas.

Além de orientar as crianças a não sentarem no colo de adultos, a psicóloga relembra que os estupros de vulneráveis, muitas vezes, são cometidos por pessoas próximas.

O especialista em segurança pública e ex-delegado Islande Batista alertou que casos de abuso sexual em escolas são comuns, já que nesses ambientes o autor consegue a confiança da vítima, pela relação estabelecida entre o funcionário e o aluno.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

Corpo de Bombeiros atendem acidente com risco de eletrocussão na rua Sena Madureira

Bombeiros resgatam corpo de jovem que estava desaparecido no Rio das Mortes

Corpo de Bombeiros realiza “Blitz Educativa” de prevenção ao período chuvoso em Barbacena