Ministérios unem forças para levar energia ao campo e ampliar irrigação no Brasil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reuniu, na última quarta-feira, 23 de abril, representantes dos polos de irrigação de todo o país, além de produtores, associações e órgãos do governo, para discutir soluções para um velho problema antigo que persegue os agricultores: a falta de energia elétrica nas áreas agrícolas.

Segundo Larissa Rêgo, diretora do Departamento de Irrigação do MIDR, a reunião marca um passo importante para resolver os gargalos que limitam o crescimento da agricultura irrigada no Brasil.  

“Essa ação estratégica entre produtores rurais e órgãos envolvidos reafirma o compromisso do governo federal com o desenvolvimento sustentável por meio de um planejamento integrado com o intuito de garantir energia de melhor qualidade aos polos de agricultura irrigada e aos projetos públicos de imigração, para impulsionar ainda mais a produção de alimentos, fibras, bioenergia, fortalecer a economia e promover o desenvolvimento regional do Brasil”.

A ideia é garantir energia de qualidade e impulsionar a produção de alimentos, fibras e bioenergia, gerando emprego e fortalecendo a economia regional.

David Schmidt, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e coordenador do polo de irrigação do Oeste da Bahia, ressaltou a dificuldade enfrentada por muitos produtores com a escassez de redes de distribuição e o quão necessário foi o encontro desta quarta-feira. 

“Hoje nós tivemos presente aqui na reunião do MDR, a convite da diretora Larissa, que está falando um pouco sobre essa integração e a necessidade dos polos de irrigação do Brasil fazerem esses levantamentos de demandas energéticas de todos os polos, para que subsidiar essa parceria interministerial MDR-MME, para que a gente consiga fazer com que realmente as concessionárias entendam a importância não só da irrigação, mas sim o déficit hoje de redes de distribuição para fazer a energia chegar nas pontas lá no produtor”.

Essa iniciativa faz parte da Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil, uma ação conjunta dos Ministérios da Integração, da Agricultura e de Minas e Energia. O objetivo é ampliar o uso da irrigação e incentivar a autoprodução de energia no campo. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br Reportagem Mayra Christie

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas