“Não podemos deixar que doenças eliminadas retornem”, alerta diretor do departamento do Programa Nacional de Imunizações

Manter a vacinação em dia é uma das formas mais seguras de proteger a saúde em todas as fases da vida. Para fortalecer esse processo, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, promove campanhas nacionais de imunização. 

O objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação e ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 15 anos, em um momento de alerta para a possível reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como o sarampo e a poliomielite.

Durante as campanhas, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação são ofertadas. Entre as prioridades estão o resgate de crianças e adolescentes que ainda não receberam doses contra HPV, febre amarela e sarampo.

Para ampliar o alcance, o Ministério utiliza a estratégia de microplanejamento, que identifica áreas de risco e regiões com baixa adesão, permitindo direcionar ações específicas para cada território.

A vacinação também fortalece a proteção coletiva. Quando a cobertura vacinal está alta, a circulação dos vírus é interrompida. Esse efeito cria uma barreira que protege também os mais vulneráveis: bebês, idosos e pessoas imunocomprometidas, que não podem receber alguns tipos de vacina.

Nesse contexto, o diretor do Departamento do PNI, Eder Gatti, reforça a importância de manter a caderneta atualizada.

“Não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. Tenham confiança nas vacinas. As vacinas do SUS são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

A vacinação é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, em todas as Unidades Básicas de Saúde do país. Manter a caderneta vacinal atualizada é um ato de responsabilidade individual e coletiva.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, atualize sua Caderneta de Vacinação e garanta proteção para você e sua família.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.
 

Related posts

Vacinação: saiba como ter acesso pelo SUS

Brasil reforça vacinação para manter país livre do sarampo

Calendário de Vacinação do SUS: saiba quais são as principais vacinas para adolescentes de 10 a 19 anos