BARBACENA
Foragido da Justiça
Na tarde de terça-feira, 30 de dezembro, durante patrulhamento pelo bairro Grogotó, a Polícia Militar, identificou um homem com características compatíveis às de um foragido da justiça.
Foi procedida a abordagem e consulta aos sistemas informatizados e confirmou-se a existência de um mandado de prisão. O autor, 41 anos, foi preso e conduzido à presença da autoridade policial de plantão.
Tráfico de drogas
Na tarde de quarta-feira, 31 de dezembro, durante patrulhamento pelo bairro Nova Suíça, a equipe PM viu o menor infrator, 13 anos, com uma garrafa nas mãos, menor este alvo de denúncias de envolvimento com o tráfico de drogas, motivo pelo qual foi procedida aproximação para abordagem.
Ao ser dada ordem para o menor se colocar em posição de busca pessoal, ele jogou a garrafa em um matagal, que ao ser verificada, foi constatado haver em seu interior, clorofórmio, substância base para a confecção do entorpecente“loló”.
Diante do fato, o menor foi apreendido. Enquanto estava na base de setor para registro, o menor ameaçou os militares afirmando que os matariam com tiros.
Por essa razão, além, do tráfico de drogas, ele também foi apreendido por ameaça, sendo encaminhado à delegacia de polícia civil sendo acompanhado por sua mãe.
Foragido da Justiça
Na tarde de quarta-feira, 31 de dezembro, durante patrulhamento pelo bairro Santo Antônio, a PM avistou um casal, sendo que o homem, ao perceber a presença policial, abaixou a cabeça e passou pela viatura policial de cabeça baixa.
Diante da situação, foi realizada a abordagem policial. Questionados se portavam algo de ilícito, ele disse que estava com um cigarro de maconha dentro da bolsa.
Ao solicitar, via COPOM, a integração da ocorrência policial, foi verificado que havia em desfavor do abordado, 23 anos, um mandado de prisão em aberto.
O homem foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil.
Tráfico de drogas
Foi feito monitoramento estratégico no local onde a equipe PM viu um dos suspeitos tentando fugir.
Ao perceber a presente dos militares, ele apontou ostensivamente uma arma de fogo contra a guarnição, sendo a agressão repelida, sem registro de feridos.
O autor arremessou o armamento ao solo e fugiu para região de mata, sendo capturado posteriormente em diligências de cerco e bloqueio no interior de um imóvel desabitado.
Na ação, procedeu-se à apreensão de um revólver municiado com cinco cartuchos, vinte e nove pedras de substância análoga ao crack, aparelhos celulares e a quantia de R$1.341,50.
Diante do flagrante de ato infracional, três menores foram apreendidos, 13, 14 e 17 anos, e conduzidos à autoridade de polícia judiciária, acompanhados por seus representantes legais para os procedimentos cabíveis.
Tráfico de drogas
Na noite de sexta-feira, 02 de janeiro, a Polícia Militar foi acionada em um hospital no bairro Floresta após solicitação referente ao consumo de entorpecentes em área restrita aos fumantes da unidade de saúde.
No local, a guarnição identificou dois indivíduos, 22 e 26 anos, em posse de cigarros artesanais de substância análoga à maconha e porções de haxixe.
Durante a abordagem, um dos autores danificou o próprio aparelho celular com o intuito de ocultar provas e resistiu ativamente à diligência, tentando agredir os militares, sendo necessária a utilização de técnicas de imobilização para sua contenção.
Em continuidade à averiguação no leito hospitalar onde o autor estava internado, foram localizadas sete porções de pasta base de cocaína, além de diversos itens pertencentes ao hospital, como vestuário, recipientes e pinça cirúrgica, os quais haviam sido subtraídos.
O segundo autor admitiu ter se deslocado à unidade para realizar o uso compartilhado de drogas.
Diante do estado de flagrância, foi proferida voz de prisão aos envolvidos pelos crimes de tráfico de drogas, furto e resistência.
Um dos autores permaneceu internado sob escolta policial, enquanto o segundo foi conduzido à Delegacia de Plantão.
Tráfico de drogas
Os militares iniciaram rastreamento e localizaram o suspeito, 45 anos.
Durante a busca pessoal, foi localizado um invólucro contendo substância análoga à maconha e, no interior de sua mochila, diversos itens cosméticos e ortopédicos novos e lacrados, sem a devida comprovação de origem lícita.
Em continuidade à ação policial, a guarnição retornou ao estabelecimento comercial, onde testemunhas confirmaram que o autor ofereceu entorpecentes e produtos de origem duvidosa, além de importunar funcionários.
No momento da prisão, o autor tentou corromper a equipe policial, ofertando os materiais apreendidos em troca de sua liberação.
Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, receptação e corrupção ativa.
EWBANK DA CÂMARA
Foragido da Justiça
Na tarde de terça-feira, 30 de dezembro, durante patrulhamento pelo centro da cidade, a Polícia Militar viu um homem sobre o qual recaía conhecimento prévio a cerca da existência de um mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ªVara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Santos Dumont.
Foi realizada a abordagem e busca pessoal, não sendo localizados objetos ilícitos.
Diante da confirmação da ordem judicial, foi dada voz de prisão ao autor, 25 anos, o qual foi conduzido para ser apresentado à autoridade de polícia judiciária para as providências pertinentes.
ANTÔNIO CARLOS
Tráfico de drogas
No local, a equipe PM viu um suspeito na parte externa que, ao perceber a presença da guarnição, desobedeceu à ordem de busca pessoal e fugiu para o interior doimóvel.
No recinto, os militares flagraram três pessoas manipulando porções de substâncias análogas a cocaína e maconha sobre um móvel.
Durante a ação, um dos autores arremessou oito papelotes de cocaína pela janela, os quais foram apreendidos pela equipe policial.
Foi utilizado o cão de faro Kovid que indicou positivamente para uma mochila em uma segunda residência vinculada a um dos autores, onde foram localizados uma barra de maconha, balança de precisão, facão e machadinha com resquícios de entorpecentes.
Foi feita também a apreensão de uma motocicleta utilizada na atividade ilícita, além de aparelhos celulares e materiais para acondicionamento de drogas.
Diante do estado de flagrância, foi proferida voz de prisão aos cinco envolvidos, 18, 20, 22, 24 e 27 anos, conduzidos para a adoção das providências de polícia judiciária. Salienta-se o autor de 24 anos encontrava-se em liberdade provisória.
Tráfico de drogas
Os militares foram no local e, com a devida autorização de entrada, localizaram no quintal do imóvel, dois pés de substância análoga à maconha com aproximadamente 1,5 metro de altura.
Em diligência na residência do autor, os militares localizaram uma porção de haxixe e outra muda de maconha.
No interior do veículo, foram apreendidos um soco inglês, um bastão tonfa e R$192,00, materiais supostamente utilizados para intimidar moradores locais.
Diante do estado de flagrância, os autores, um homem de 25 anos e uma mulherde 18, foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências de polícia judiciária.
DESTERRO DO MELO
Lesão corporal
Foi procedido o socorro imediato da vítima, um homemde 51 anos, que foi encaminhado ao hospital em Barbacena via ambulância.
Os militares foram na residência do suspeito, um homem de 66 anos, que confessou a autoria do disparo sob a alegação de legítima defesa após conflito entre as partes.
Ele mostrou onde escondeu o armamento que foi apreendido, além de quatro munições intactas.
O autor foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil.
SANTOS DUMONT
Foragido da Justiça
Na manhã de quinta-feira, 01º de janeiro, a Polícia Militar tomou conhecimento de que um foragido da justiça, 32 anos, estava no bairro Graças.
Os militares foram ao bairro e viram o homem saindo de um estabelecimento comercial.
Ele foi abordado, preso e levado à autoridade de polícia judiciária para as providências subsequentes.
Décima Terceira Região de Polícia Militar