Operação ‘404’ cumpre 25 mandados em Minas Gerais e mais 9 Estados contra pirataria digital

A embaixada dos Estados Unidos e Reino Unido também participaram da ação 

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil cumpriu 25 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e em outros nove Estados. A Operação “404” do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) visa reprimir crimes ligados à pirataria digital.  

Além disso, a ação pretende evitar a prática de violação de propriedade intelectual no espaço online e ainda suspender sites relacionados ao crime. Até o momento, cerca de 250 páginas na internet já foram bloqueadas e suspensas, além de 65 plataformas ilegais de streaming, como perfis e páginas em redes sociais. 

Nesta segunda etapa da operação, participaram também membros das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil. Três domínios ilegais foram bloqueados pelo Centro Nacional de Coordenação de Direitos de Propriedade Intelectual e pelo Departamento de Justiça norte-americanos.  

Vale lembrar que a primeira etapa da Operação “404” ocorreu há um ano e quatro meses. Na época, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, além de bloqueados 210 sites ilegais e 100 aplicativos de streaming ilícitos.  

O nome da ação faz alusão ao código de pesquisa que indica quando a página procurada não é encontrada ou está indisponível.  

Caso condenados, os proprietários dos sites e plataformas investigadas devem cumprir pena de reclusão de dois a quatro anos e pagamento de multa.  

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

Atualização sobre tentativa de homicídio em São João Del Rei

Foragido da Justiça preso no bairro São Pedro em Barbacena

Bombeiros combatem incêndio em veículos em Santa Cruz de Minas