Paratleta de Belém (PA) vai disputar liga de elite de basquete em cadeira de rodas na França

O paratleta de basquete em cadeira de rodas Rildo Saldanha, 37 anos, de Belém (PA), embarca no próximo dia 20 de setembro para jogar na França. Contratado pelo CTH Lannion, disputará a temporada 2025/26 do Campeonato Francês e a Eurocopa 2025 da modalidade.

Revelado na All Star Rodas Pará Banco da Amazônia, Rildo será o primeiro atleta da equipe paraense a defender um time internacional. O convite veio após a segunda colocação conquistada no Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão.

Rildo afirma que jogar no exterior é a realização de um sonho e atribui a conquista ao apoio do Banco da Amazônia, patrocinador do clube desde 2002. “Através do All Star Rodas, o patrocínio do Banco da Amazônia vem mudando as vidas. Mudou a minha”, conta.

Para Rildo, representar a Região Norte e a instituição financeira no exterior é motivo de orgulho. “Só temos a agradecer ao Banco por todos esses anos de parceria com a All Star Rodas. E estou tendo essa oportunidade de disputar uma liga estrangeira, juntamente com todas as bandeiras que represento. Sem dúvida, é um orgulho muito grande”, afirma.

Mesmo atuando na Europa, Rildo seguirá defendendo a equipe paraense, já que os calendários das competições não coincidem.

All Star Rodas Pará: patrocínio que transforma

O projeto reúne 60 atletas de alto rendimento em Belém, promovendo qualidade de vida e inclusão social. Segundo o técnico e fundador, Wilson Caju, o apoio do Banco da Amazônia garante estrutura para competir: cadeiras, alimentação, viagens e hospedagem.

 “[O apoio] É importantíssimo. Se não fosse o Banco da Amazônia, não participaríamos de nenhuma competição. Porque viajamos por conta do Banco durante todo o ano. O respeito que o banco tem com a gente é muito importante”, pontua Caju.

A gerente de Marketing do Banco da Amazônia, Ruth Helena, reforça que o patrocínio ao projeto vai além do incentivo ao esporte. 

“Confiamos no propósito do projeto e estamos cientes do impacto direto que ele tem na vida e nos sonhos de cada participante. Com essa iniciativa, tornamos possível que muitas pessoas obtenham mais qualidade de vida . O Banco da Amazônia e o governo federal, potencializa a presença do All Star Rodas, oferecendo mais recursos aos atletas de base formados anualmente. Essa visibilidade permite que sejam reconhecidos no mercado brasileiro, sendo que muitos já integraram a seleção brasileira de basquete nesta modalidade. Estamos comprometidos em viabilizar o que antes parecia impossível, criando um verdadeiro valor para quem vive na Amazônia e impulsionando aqueles que moldam o futuro da região.”

Ruth Helena acrescenta que a atuação do Banco também está alinhada ao desenvolvimento sustentável da região. “Na jornada do Banco da Amazônia, o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável segue firme, e cada passo que damos reflete nosso compromisso com um futuro mais inovador, inclusivo e responsável. Ao longo do ano, fortalecemos nossa solidez financeira, ampliamos nosso impacto positivo e criamos oportunidades por meio de iniciativas voltadas à preservação ambiental, inclusão social e inovação econômica.”

All Star Rodas Pará: trajetória 

A equipe All Star Rodas Banco da Amazônia faz parte do Clube dos Deficientes Físicos do Pará – All Star Rodas, uma organização não governamental. A entidade foi fundada em 1997 e tem como objetivo promover o bem-estar e a integração social da pessoa com deficiência por meio de atividades esportivas, sociais e de lazer.

Além de formar atletas para competições nacionais e internacionais, a iniciativa promove inclusão, autoestima e autonomia para pessoas com deficiência. “A importância do projeto é muito grande. Para os atletas, o que foi mais importante foi eles saírem de casa. Hoje em dia, a maioria é independente”, revela Caju.

Os atletas recebem treinamentos que visam alavancar talentos esportivos para atuarem seja a nível local, regional ou nacional. Hoje, mantém duas equipes femininas, duas masculinas e uma Sub-23, com treinos realizados no Ginásio do SESI, em Ananindeua.

Related posts

PF deflagra nova fase de operação que apura fraudes no INSS

Guarda-vidas buscam casal que desapareceu na Praia do Leme

Preço do boi gordo hoje: confira as cotações para sexta-feira (12)