Pesquisa mostra que 68% dos brasileiros usam aplicativo de mobilidade após beberem

Sessenta e oito por cento dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas deixaram de dirigir após beber e passaram a usar aplicativos de mobilidade nessas ocasiões.

É o que mostra uma pesquisa feita pelo Datafolha para o Observatório Nacional de segurança viária.

O objetivo é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo – iniciativa global de sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

O levantamento também aponta que 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram com a diminuição de mortes no trânsito, assim como 81% consideram que as plataformas deixaram o trânsito mais seguro.

Segundo o Datafolha, a mudança de comportamento pode ser observada principalmente por 75% dos jovens até 24 anos, faixa etária que mais usa aplicativos quando consome bebida alcoólica.

Entre a população de 60 anos ou mais o percentual de adesão é de 59%.

De acordo com o estudo, a utilização dos apps de mobilidade para ir a festas, restaurantes e comemorações chegam a 49% entre os residentes das regiões metropolitanas do país.

E, o principal motivo de metade dessas pessoas é o medo de assaltos e de acidentes envolvendo bebida e direção.

A opção pelo uso também se dá pela praticidade e precisão que os aplicativos de transporte particular trazem aos clientes, como destaca o presidente da instituição, José Ramalho.

Dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado apontam que o número de óbitos em acidentes de trânsito caiu 17% de 2012 para 2016, mesmo ano da chegada dos aplicativos de transporte privado ao brasil.

A/M

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas