Polícia Federal desarticula em Montes Claros quadrilha que fraudava Abono Salarial

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (01) a operação ‘XIV’, em Montes Claros no norte de Minas. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa que fraudava o Fundo de Amparo ao Trabalhador, por meio de saques indevidos do Abono Salarial.

A ação da PF foi cumprida nas cidades de Grão Mogol, Itacarambi, Corinto, Contagem, Juatuba, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Brumadinho e em Belo Horizonte.

A investigação teve início há sete meses e identificou uma suposta fraude de vinte e sete milhões de reais por meios de saques indevidos do Abono Salarial.

Mais de 100 empresas tiveram seus dados utilizados indevidamente para a criação de números falsos de milhares de pessoas que não trabalharam efetivamente nas empresas.

28 mil vínculos de empregos foram declarados criminosamente nos últimos nove anos. A fraude gerava um salário mínimo para cada cadastro. 70% dos dados correspondiam a pessoas falecidas.

A operação 14, da Polícia Civil, cumpriu 44 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva, sete de prisão de temporária e outros 33 mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras.

Foi determinado pela justiça o bloqueio imediato de 10.330 números do Programa de Integração Social (PIS) utilizado para as fraudes.

A/M

Related posts

Atualização sobre tentativa de homicídio em São João Del Rei

Foragido da Justiça preso no bairro São Pedro em Barbacena

Bombeiros combatem incêndio em veículos em Santa Cruz de Minas