PREVISÃO DO TEMPO: Céu claro na região Sul nesta quinta-feira (6)

A previsão do tempo para o Sul do país, nesta quinta-feira (6), indica céu claro e com poucas nuvens.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre perigo de tempestade, no período da noite, em todo Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em municípios ao norte do Paraná, como em Lapa e Vitorino. No período da manhã, há também o alerta de perigo potencial de ventos costeiros no litoral paranaense, catarinense e em parte da costa gaúcha, em Imbé.
A manhã é marcada por pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em Santa Catarina, em boa parte do Paraná e no noroeste gaúcho. Possível queda de granizo atinge uma faixa pequena do sul paranaense e do oeste catarinense. No restante do Rio Grande do Sul, predominam muitas nuvens.
No período da tarde predominam poucas nuvens no centro sul do território gaúcho e pancadas de chuvas nas outras localidades da região. No Paraná, a possível queda de granizo avança e cobre o oeste do estado, nas cidades de Cascavel e Nossa Senhora das Graças.
À noite, pancadas fortes afetam todo território paranaense, catarinense e uma pequena parcela do norte gaúcho, como em Erechim. Muitas nuvens e chuvas isoladas ocupam o restante do estado do Rio Grande do Sul.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Porto Alegre. Já a máxima pode chegar até 23°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 50% a 100%

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Related posts

Auditoria do TCU aponta falhas graves na segurança das passagens de nível no país

INSS divulga calendário de pagamento de benefícios para 2026

Soja e trigo hoje: confira as cotações para segunda (22)