A previsão para esta quarta-feira (24) é de manhã com nuvens em todos os nove estados nordestinos. A probabilidade de muitas nuvens está concentrada no Maranhão, do extremo oeste ao nordeste baiano e no litoral que vai de Sergipe ao Rio Grande do Norte. No interior nordestino, predominam poucas nuvens.
No período da tarde, as nuvens com possibilidades de chuvas isoladas atingem do extremo oeste ao sul baiano, o Alto Parnaíba piauiense, e o Maranhão, exceto no leste maranhense. A condição se repete no restante da região, com mais nuvens no litoral sergipano até a costa potiguar.
À noite, as chuvas isoladas permanecem no sul do Maranhão, como em Balsas, e no litoral baiano, atingindo os municípios de Caravelas, Ilhéus e a capital Salvador. O céu da costa de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte permanece nublado.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Salvador, e de 21°C, em Maceió. A máxima deve chegar a 38°C, em Teresina, e a 33°C em São Luís. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61