PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas e trovoadas marcam o sábado (11) no Sudeste

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuva intensa para toda a Região Sudeste, abrangendo os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em Minas Gerais, a previsão deste sábado (11) indica pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre o Sul e a área central do estado, atingindo principalmente municípios como Boa Esperança, Patrocínio, Tiros e Monte Alegre de Minas. A instabilidade deve se intensificar ao longo da tarde.

Em São Paulo, o dia começa com céu nublado nas regiões de Piraju, Itaí e Cerqueira César. Durante a tarde, as precipitações se espalham por todo o estado, acompanhadas de trovoadas isoladas em algumas áreas.

No Rio de Janeiro, a previsão é de chuva ao longo de todo o dia, com momentos de maior intensidade no período da tarde. Já no Espírito Santo, o tempo deve permanecer fechado e com chuva persistente, especialmente nas áreas próximas ao litoral.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C,em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 27°C, em Minas Gerais. A  umidade relativa do ar varia entre  70% e 100%.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Related posts

Estudo revela poluição por plástico em Abrolhos (BA), referência da conservação marinha no Brasil

INMET prevê dezembro de contrastes climáticos no Brasil

Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) será obrigatório a partir de 2026 para todas as empresas