A previsão do tempo para a região Sudeste do país, nesta quinta-feira (6), é de instabilidades ao longo do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre perigo potencial de tempestade, no período da manhã, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais e quase todo estado de São Paulo, exceto em Rosana e Nova Campina. Há também o alerta de perigo potencial de ventos costeiros no litoral sul paulista, em Cananéia.
De manhã, predominam poucas e muitas nuvens nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. O dia começa com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas ao norte do território capixaba, em São Mateus e Pinheiros, e em Presidente Prudente, São Paulo.
À tarde, segue dominante o céu com muitas nuvens em todos estados. As pancadas avançam e cobrem todo o norte do estado de São Paulo, enquanto no município de Rosana há a possibilidade de queda de granizo. As pancadas também afetam as cidades de Frutal e Carneirinho, em Minas.
A noite é marcada por chuvas isoladas em parte da costa do Espírito Santo, do triângulo mineiro ao noroeste de Minas e na totalidade do estado de São Paulo. As pancadas de chuvas fortes atingem a região paulista que fica na divisa com o Paraná, como em Taciba e Itapeva. O norte de Minas e o Rio de Janeiro seguem com muitas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 32°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61