O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de ventos costeiros para os três estados da região Sul do país e de tempestade para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (10). A instabilidade atua com maior intensidade em áreas do litoral e do norte da região.
No Rio Grande do Sul, o alerta de tempestade se concentra no litoral norte gaúcho, onde os municípios de Itati, Dom Pedro de Alcântara e Osório devem registrar muitas nuvens, pancadas de chuva e risco de temporais ao longo do dia.
No Paraná, a instabilidade ganha força no norte do estado. Os municípios de Jacarezinho, Santa Mariana e Cornélio Procópio devem ter um dia de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Em Santa Catarina, as chuvas atingem principalmente a região litorânea catarinense, com previsão de aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia, influenciadas pelos ventos costeiros.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 34°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61