Primeira reunião do Condecon sinaliza importante avanço na reestruturação do Procon

Nessa quinta-feira, dia 28 de novembro, representantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon) participaram da primeira reunião, às 14h, na Prefeitura de Barbacena para deliberarem, principalmente, sobre a elaboração do seu Regimento Interno.

Durante a reunião, também foram abordados temas como a atual situação do Procon municipal, a importância do conselho e as medidas de proteção de defesa ao consumidor. Estiveram presentes no encontro: Tiago Siqueira Mota, Advogado-Geral do Município, Ariane Cristina da Costa, Coordenadora do Procon de Barbacena, Cacilda de Araújo Silva, Secretária Municipal de Educação, Desporto e Cultura, representantes das associações comunitárias, representantes dos fornecedores, entre outros.

O Procon integra a Advocacia Geral do Município (AGM). Sua finalidade é efetivar políticas de proteção de defesa do consumidor, procedendo atendimento, colhendo informações intermediando respostas e resoluções junto às partes reclamadas, além de orientações aos consumidores.

Nesse contexto, “Com o importante apoio do Prefeito Municipal Luis Álvaro, a primeira reunião do Condecon sinaliza importante avanço na reestruturação do Procon Municipal, que passa agora a contar com efetiva interação dos setores públicos e privados para que se materialize a efetiva proteção e defesa dos direitos dos consumidores. Criado em 1994 e juridicamente readequado em 2018, o Procon busca agora sua integração aos sistemas dos demais entes federativos para em breve se consolidar como órgão autônomo e satisfatório aos anseios consumeristas,” pondera Tiago Siqueira Mota, advogado-geral do município.

Segundo a coordenadora do Procon, Ariane Cristina da Costa, o processo de implantação do Sistema Integrado de Defesa do Consumidor (Sindec) agilizará o atendimento. “O órgão ganhará força para proteger e defender os consumidores”.

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas